quarta-feira, 13 de Março de 2013 12:05h Link Comunicação Empresarial

Copasa promove atua cada vez mais junto da sociedade

Ciente de sua responsabilidade na cidade, empresa busca desenvolver ações socioambientais, sempre em parceria com a sociedade.

O conceito de responsabilidade socioambiental vem sendo constantemente ampliado e a sociedade está cada vez mais atenta às ações e à postura das empresas com as quais se relacionam. Pensando nisso, a Copasa vem focando não apenas na preservação dos recursos naturais, mas também em uma atuação conjunta com a população, visando conscientizar e estreitar o relacionamento com a comunidade.

Todos os anos, inúmeros empregados da Companhia se mobilizam em ações socioambientais e na promoção da cidadania, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva.

Em 2012, essa atuação foi incentivada e ampliada, principalmente em Divinópolis. Prova disso são as diversas atividades desenvolvidas na cidade, tais como:

- apoio a mais de 90 eventos sociais por meio da distribuição direta de água potável: Carros da Copasa, chamados de mini-pipas ou pipinha, foram instalados em pontos estratégicos de modo a disponibilizar gratuitamente água tratada para o público. Dentre os eventos em que a empresa esteve presente, destacam-se a Festa de Nossa Senhora Aparecida, Festa das Crianças, Corrida Rústica Polícia Militar, aniversário do município de Divinópolis, Dia Internacional da Mulher, entre outros. Ao todo, cerca de 50 mil pessoas foram beneficiadas com a ação;

- plantio de mudas e recomposição de mata ciliar: em Divinópolis, foram plantadas mais de 7.300 mudas ao longo de 7 km das margens do Rio Itapecerica.  E, em parceria com a Secretaria de Educação, também foram plantadas árvores no entorno da Escola Municipal Professora Hermínia Gorgozinho, com o objetivo de envolver a sociedade na recuperação dos rios;

- apoio a entidades: a Copasa, por meio do Programa Conta Com a Gente, concede descontos especiais de 25% nas tarifas de água e esgoto, a título de subvenção social, para sete entidades assistenciais da cidade, além do desconto de 50% para um hospital filantrópico. Entidades que mantêm contrato com a Copasa também têm a opção de alavancar contribuições dos clientes por meio de débitos nas contas de água e esgoto, sem nenhum custo adicional para a entidade. Isso facilita a atuação social dessas instituições.

A empresa ainda mantém parceria continuada com o Núcleo Creche Belvedere de Divinópolis. Além das doações de brinquedos, foi efetuada a construção de espaço para atividades físicas e, em outubro, a comemoração de Halloween com palestra sobre educação ambiental e sanitária.

Outra importante iniciativa foi a Campanha de Natal. Foram arrecadados quase 400 itens de higiene pessoal, brinquedos e livros que foram distribuídos para o Abrigo Homem de Nazaré, que cuida de meninas em situação de vulnerabilidade social, e, brinquedos para a Creche Belvedere, em Divinópolis.

- reciclagem de materiais: preocupada com a ampliação da cultura da reciclagem na cidade, a Copasa investiu em palestras de conscientização e valorização da atividade para funcionários de empresas do setor de reciclagem de materiais. O foco foi destacar a atuação desses funcionários e empresas como promotores de melhorias nas condições ambientais e sanitárias no município. Também foram efetuadas oficinas com funcionários e escolas sobre acondicionamento adequado do óleo de cozinha usado e sua transformação em sabão ecológico, visando o reaproveitamento do material, evitando, assim, a poluição dos cursos d’água;

- Dia do Meio Ambiente: a empresa apoiou e participou da inauguração da revitalização do Parque da Ilha em Divinópolis, em parceria com a Prefeitura Municipal, instalando barraca temática para distribuição de água e de material alusivo ao tema;

- Dia Mundial da Água: em Divinópolis, ocorreram blitzen educativas e 26 palestras relativas ao assunto em escolas e instituições, além de apoio à Corrida das Nascentes, com o percurso das nascentes localizadas na área urbana;

A Copasa entende que sua responsabilidade social vai além de garantir a qualidade da água e dos serviços prestados à população. Por isso, a empresa busca, diariamente, contribuir para a construção de uma Divinópolis cada vez melhor para se viver.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.