quinta-feira, 15 de Maio de 2014 08:18h

Corais mineiros se apresentam no projeto Quatro Cantos Coral na Praça

Projeto trará os corais Asas de Minas, Vozes do Campus, Grupo Vocal Claridade Musical e BDMG.

O Coreto da Praça da Liberdade será palco para quatro coros mineiros, nesta quinta-feira (15/05), às 19h30. Tradicional ponto de encontro de grupos corais e de admiradores do canto polifônico, o projeto Quatro Cantos Coral na Praça apresentará repertórios com composições folclóricas, tradicionais e clássicos da MPB, que aproximam o público do gênero musical. O acesso é gratuito.

Patrocinado pelo BDMG Cultural e realizado pelo Coral BDMG há 21 anos, o projeto trará nesta segunda apresentação de 2014 os corais Asas de Minas (regência: Letícia Reis), Vozes do Campus (regência: Marcelo Minal), Grupo Vocal Claridade Musical (regência: Letícia Reis) e BDMG (regência: Arnon Oliveira).

Até o mês de setembro, o Quatro Cantos Coral na Praça trará o Coral BDMG, anfitrião do projeto, acompanhado de mais três coros de Minas. Excepcionalmente em 2014, por causa da programação de Copa do Mundo, não haverá apresentações nos meses de junho e julho. O objetivo do programa é divulgar e valorizar os corais mineiros e o canto polifônico no estado. Desde 1993, o Quatro Cantos registra a participação de mais de 250 grupos, de diversos municípios, entre infantis, adultos, de formação recente e consagrados.

Conheça mais sobre os coros participantes:

 

 

- Coral Asas de Minas

O coro é formado por membros da Associação dos Servidores Aposentados da Previdência Social de Minas Gerais e tem sede em Belo Horizonte. Além de representar a instituição, o coral é um instrumento de valorização, manutenção e melhoria da qualidade de vida dos aposentados. O grupo já se apresentou em congressos, encontro de corais da terceira idade, festivais natalinos e dos programas de televisão “Dedo de Prosa”, da TV Horizonte, e do “Especial de Natal” da Globo Minas. O coro é regido por Letícia Reis.

- Coral Vozes do Campus

Com sede na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o coro é formado por cerca de 22 vozes, regidas pelo maestro Marcelo Minal. Os integrantes apresentam repertório dedicado à música popular, além de temas de filmes, canções internacionais e, principalmente, MPB, com arranjos próprios e adaptados para o grupo.

 

 

- Grupo Vocal Claridade Musical

O coro é um grupo independente, que canta a quatro vozes e que possui repertório eclético, do popular ao erudito. O coro tem cerca de 14 anos e já se apresentou em diferentes edições do Festival de Corais de Belo Horizonte, na Vila dos Sonhos Coca-Cola, além de homenagens, formaturas, bodas, aniversários e missas. O grupo vocal, com sede em Belo Horizonte, é regido pela cantora Letícia Reis, especialista em regência coral e música para a terceira idade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

 

 

- Coral BDMG

O coro celebra, em 2014, 25 anos de criação e é formado por funcionários do BDMG e convidados. No repertório, canções que vão do erudito ao popular, com especial dedicação à música brasileira, do período colonial ao contemporâneo. O coral já participou de apresentações no país e no exterior, como Argentina, Itália, Alemanha, França e em Barcelona, no X Cantate Barcelona Choral Festival, em 2012. O Coral BDMG também realiza o projeto Coral BDMG na Estrada Real – a música colonial em suas origens, que percorre as cidades integrantes do Circuito Estrada Real, desde 2005. A regência do coro está à cargo do maestro Arnon Oliveira, graduado em piano e regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em musicologia, com ênfase em música brasileira, na UNIRIO.

Serviço:

Quatro Cantos Coral na Praça

Dia 15 de maio de 2014, às 19h30

Coral Asas de Minas, Coral Vozes do Campus, Grupo Vocal Claridade Musical e Coral BDMG

Coreto da Praça da Liberdade

Acesso gratuito

Mais informações: (31) 3219-8486

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.