segunda-feira, 11 de Novembro de 2013 10:36h

Córrego Fundo prestigia inauguração da UTI Neonatal e ampliação do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Formiga

Na última sexta-feira, 08 de novembro, foram inaugurados, na Santa Casa de Caridade de Formiga, 20 leitos de UTI Neonatal que contribuirão para a redução da mortalidade infantil, e a ampliação do Centro Cirúrgico “Dr. Alberico Salazar Neto”. A Unidade

Na última sexta-feira, 08 de novembro, foram inaugurados, na Santa Casa de Caridade de Formiga, 20 leitos de UTI Neonatal que contribuirão para a redução da mortalidade infantil, e a ampliação do Centro Cirúrgico “Dr. Alberico

Salazar Neto”. A Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal leva o nome do médico “Dr. Concéssio Batista da Costa”, e beneficiará toda a população do município e de outras 54 cidades da região, inclusive Córrego Fundo.

O Prefeito de Córrego Fundo, José Leão/PP, e o Secretário Municipal de Saúde, Diequison Rite da Cunha, participaram da inauguração que reuniu mais de 200 pessoas, e cerca de 20 prefeitos das cidades da região.

Na solenidade, estiveram presentes inúmeras autoridades, dentre elas o secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Oeste, Promotor Ubiratan Domigues; o deputado federal Jaiminho Martins/PSD; deputado estadual Fabiano Tolentino/PPS; o deputado estadual Antonio Carlos Arantes/PSDB; o Presidente Regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMES/MG) e Secretário de Saúde de Luz/MG, José Márcio Zanardi; o Provedor da Santa Casa de Formiga, Geraldo Magela Antunes Couto.

De acordo com informações da Santa Casa de Caridade de Formiga, a UTI Neonatal funcionará, oficialmente, a partir do dia 1º de dezembro. A estrutura da Unidade conta com 230m2. As gestantes que precisarem do serviço contarão com um médico plantonista (24 horas) e um médico diarista para atendimentos nos períodos da manhã e da tarde. A unidade é composta por dez profissionais especializados, além de equipe multiprofissional formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social e psicólogo.

Após a ampliação, o Centro Cirúrgico contará com mais cinco salas para cirurgias de pequeno, médio e grande porte, e uma sala para pós-cirúrgico. Com a obra, o hospital terá um total de nove salas para procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. A construção teve início no final de 2010.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.