quinta-feira, 31 de Janeiro de 2013 07:01h Assessoria de Comunicação dos Correios em MG

Correios realiza 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas

O tema para este ano é "Escreva uma carta a alguém para lhe explicar porque a água é um recurso precioso"

Nesta sexta-feira, 1° de fevereiro, começam as inscrições do 42° Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado, no Brasil, pelos Correios com objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à criatividade de seu pensamento e despertar o gosto pela escrita.

 

O tema para este ano é "Escreva uma carta a alguém para lhe explicar porque a água é um recurso precioso". Poderão participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino. As inscrições vão até o dia 15 de março.

 

As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 800 palavras em formato de uma carta. Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, na qual será escolhida a carta que irá representá-la. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

 

Serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado ganhará um Tablet; o segundo e terceiro ganharão uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV de LED 32' polegadas mais um troféu, e sua redação representará o Brasil na etapa internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça, pela União Postal Universal.

 

Minas já teve uma campeã internacional no ano de 1988, cuja redação transformou-se no livro “Viagem de uma Carta” - Andréa Guimarães . No ano passado, os vencedores da etapa mineira foram alunos das escolas estaduais do Parque São Jorge (Uberlândia), Professor Antônio Marciano (Joanésia) e Colégio Franciscano Coração de Maria (Belo Horizonte).

 

Em 2012, o concurso teve a participação de 2685 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Joyce Lima Morena, da Bahia, foi a vencedora nacional e recebeu uma das cinco menções especiais concedidas pelo júri do concurso na etapa internacional. Nesse cenário, o Brasil é o 2° melhor em número de vitórias, com três medalhas de ouro, perdendo apenas para a China, que tem cinco.

 

O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet, no link http://www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/concursoCartas/default.cfm

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.