sexta-feira, 6 de Junho de 2014 09:08h

Criação de tilápias favorecem produtores do Sudoeste Mineiro

Através dos cursos gratuitos de capacitação oferecidos pelo SENAR, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, participantes atualizam seus conhecimentos no curso de criação de tilápias.

De acordo com o instrutor, Alexandre Rodrigues da Silva, a região do Lago de Furnas é propícia para desenvolver a atividade de criação de pescados. “O curso do SENAR de Piscicultura em Tanque-Rede apresenta novas técnicas e favorece o aumento da produção.”

O pequeno produtor de Alterosa, Dinamar José Moreira, disse que antes de participar do curso não sabia como agir quando aparecia doenças, a manejar adequadamente os peixes e nem a melhor altura para colocar os tanques. “Depois do curso, fiquei mais seguro tecnicamente e melhorei a parte comercial.” A produção anual subiu de 20 mil para 35 mil quilos.

Segundo Geraldo Faria de Oliveira, representante regional de educação sanitária e agroindústria familiar do IMA, (Instituto Mineiro de Agropecuária), o cadastramento na agroindústria familiar dos criatórios de peixes através do instituto se faz necessário. Com o cadastramento terão um acompanhamento correto para realizarem uma comercialização certificada e adequada dos produtos. Sabe-se que em torno de 60% dos alimentos em Minas Gerais são produzidos pela agricultura familiar e os que são cadastros no IMA conseguem oportunidades de ampliarem seus mercados, agregando valores a seus produtos".

A mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Alterosa, Lúcia Bebiana Costa Rocha, afirma que antes do curso os participantes chegam meio desconfiados, após as aulas ficam felizes em terem aprendido algo novo. “É gratificante poder levar o conhecimento à comunidade rural. A partir das capacitações, o pessoal adquire mais conhecimento”.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.