quarta-feira, 25 de Maio de 2016 12:15h Agência Minas

Criatividade, doações e trabalho de presos garantem reforma do Presídio de Congonhas

Trabalho realizado por funcionários, detentos e comunidade está melhorando as condições de uso e convivência no presídio

O Presídio de Congonhas, no Território Vertentes, com a ajuda de servidores, moradores e instituições da comunidade local vem fazendo uma reforma ampla na unidade desde começo de 2015 para cá. Além disso, oito detentos trabalharam nas obras em troca de remição de pena: um dia de desconto a cada três trabalhados.

Até o momento já foram feitas salas mais amplas, ventiladas, banheiros melhores e o pátio de banho de sol foi reformado, melhorando o atendimento aos presos nas áreas de saúde e assistência jurídica. “Foi unindo esforços que conseguimos fazer essas mudanças. A meta agora é construir salas de aula, biblioteca e galpões de trabalho”, planeja o diretor da unidade, Leonardo Badaró.

Uma das analistas técnico jurídicos do presídio, Renata Cavalieri Varandas, comemora as melhorias. “Antes ficávamos todos juntos em uma sala e eu não conseguia fazer um atendimento individualizado do preso, que ficava inibido em tratar de sua situação jurídica”, explica a servidora, que ganhou uma sala arejada e exclusiva.

 

 

 

As reformas também beneficiaram outros servidores, como no caso do vestiário, usado, principalmente, pelos agentes de segurança penitenciários, na entrada e saída do trabalho. A Prefeitura Municipal e empresários  da cidade foram doadores importantes de materiais e serviços.

As obras foram impulsionadas também por uma soma de pequenas contribuições, como a do juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca de Congonhas, Geraldo de Freitas, que doou as peças de revestimento de piso.

Nos próximos meses, R$ 46 mil provenientes de penas de prestação pecuniária serão utilizados para a construção de guarita e alambrado para cercamento da área externa do estabelecimento prisional. O projeto será executado pelo Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep).

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.