segunda-feira, 23 de Junho de 2014 06:36h

Criatividade em verde e amarelo

Artesanato mineiro feito com as cores da bandeira ganham vitrine da loja Brasil Original, em Belo Horizonte

Artesãos mineiros aproveitam as competições esportivas para criar produtos relacionados ao futebol e às cores da bandeira do Brasil. As peças estão sendo expostas e comercializadas na loja Brasil Original. A iniciativa do Sebrae, mostra nas nove das 12 capitais, que sediam os jogos,  o  artesanato produzido de Norte a Sul do país aos turistas. Em Belo Horizonte, a loja está funcionando até 13 de julho no 2º piso do shopping Pátio Savassi, na região Centro-Sul da cidade.

“Desde que começaram os jogos aumentou a procura pelas peças com as cores verde e amarela e por objetos que remetem ao esporte. A maioria, turistas que querem levar uma lembrança da cidade”, explica a analista da Unidade de Comércio, Serviços e Artesanato do Sebrae Minas, Sabrina Campos.

Entre as mais de 15 mil peças expostas estão as esculturas em alumínio que remetem a personagens da cultura brasileira como capoeiristas, mestre sala e porta-bandeira, além de bailarinas, todos com detalhes que remetem as cores da bandeira brasileira.

Jogadores de futebol feitos com arame lembram um jogo de futebol e as posições de domínio de bola. Até os brinquedos ganharam cara de atletas como os bonecos feitos em madeira.

Para decorar a casa, flores feitas com sempre viva e tecido nas cores verde, amarela, azul e branco. Além das flores feitas com chitão que também remetem as cores do país.

O verde e amarelo ainda compõem a cela dos cavalos em miniatura, esculpidos na madeira, os cabelos dos fantoches que lembra palhaços, as roupas das bonecas feitas em palha de milho, divinos em madeira, nécessaire e chaveiros em formato da bandeira do Brasil.

Já para quem quer levar um pedacinho de Belo Horizonte como lembrança há peças em miniaturas feitas com mosaico de vidro que retratam a igrejinha da Pampulha e o estádio do Mineirão.

Além dos produtos em verde e amarelo, há ainda peças em tecido, produtos decorativos e utilitários feitos com fibra de bananeira, colares, brincos e anéis feitos com mosaicos de sementes e pedras preciosas, imagens de frutas e animais esculpidos na madeira, painéis decorativos, brinquedos e jogos pedagógicos, e produtos feitos com capim dourado, cerâmica, ferro, vidro e papel.

 

 

O Brasil Original é uma ação do Sebrae que  pretende estimular os artesãos no desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, buscando também a melhoria no design e gestão, além de acesso a mercado.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.