sábado, 24 de Janeiro de 2015 03:38h Atualizado em 24 de Janeiro de 2015 às 03:41h. Mariana Gonçalvez

Crise hídrica não vai afetar festa em Abaeté, Itaúna e Pompéu

Municípios garantem abastecimento de água durante o carnaval

Durante toda essa semana a Gazeta do Oeste acompanhou o cancelamento de várias festividades de carnaval no Estado. A crise financeira e a falta de água são os principais motivos pelos quais muitas cidades desistiram da tradicional festa carnavalesca. No entanto, recebemos a informação de que Abaeté, Pompéu e Itaúna optaram por não cancelar as festividades.
Em comunicado enviado à imprensa, a assessoria de comunicação do Abaeté Folia garante a realização da festa. Segundo a nota, a equipe organizadora do carnaval se reuniu com representantes da Prefeitura de Abaeté e da Companhia de Saneamento Básico (Copasa). Ficou definido que o abastecimento de água no município será normal, portanto a festa irá ser realizada.
Segue trecho da nota oficial: “Diante da crise hídrica enfrentada em diversos municípios do Estado de Minas Gerais, a organização do Abaeté Folia 2015 solicitou uma reunião com representantes da Copasa e da Prefeitura Municipal de Abaeté para apurar a situação da cidade. No encontro foi confirmada a realização do evento, que deve receber mais de 10 mil pessoas por dia e também o abastecimento normal de água durante o período carnavalesco.”
Mais de 93% dos ingressos foram vendidos e a expectativa é que os abadás se esgotem em breve. “Este é o carnaval mais concorrido de todos os tempos e a procura que já era grande tem aumentado cada vez mais”, explica Alexandre Lucas, um dos organizadores da festa. O evento está agendando do dia 13 a 17 de fevereiro, com shows de Gusttavo Lima, É o Tchan, MC Guimê, Dennis DJ, Luxúria, Henrique e Juliano e outras atrações.

POMPÉU
De acordo com a Prefeitura de Pompéu, o abastecimento de água do município não será comprometido com a festa. Segundo a Prefeitura, a Copasa garantiu manter normalmente o serviço de abastecimento.
O Carnaval Pompéu 2015 será realizado do dia 13 a 17 de fevereiro. A principal atração da festa fica por conta do Bloco Reduto, que nasceu em 1996 com o estilo dos blocos de Salvador e anima os foliões com trios elétricos. Durante a festa de carnaval, os foliões também podem aproveitar dez shows na boate, quatro shows no trio elétrico e seis apresentações dentro do camarote.
A estrutura do evento contará com Abadá Vip, Camarote Oficial, Camarote Máster, Boate e Tenda Eletrônica Stars. Além de algumas festas, como a Pool Party, Choppada do Reduto e Festa à fantasia no Reduto. Entre os shows estão Grupo Molejo, Tomate, Hawaianos, Cristiano Araújo, Monobloco, Neto LX, Tô de Cara, Welington Tiago, The Rio e a Tenda Eletrônica com Neelix, Gabe, Dirtyloud, Woo2tech, Loop3rs, Devocha.

 

ITAÚNA
O Carnaval de Itaúna começará com os desfiles nos bairros e termina na Avenida Jove Soares. Neste ano, o slogan “Carnaval Itaúna 2015 - A alegria está aqui” mostra o que a administração espera com a festa. “Queremos alegria. Que a gente vá para o carnaval e brinque muito, com paz e segurança”, disse a secretária de Educação e Cultura, Maria Virgínia Morais Garcia, responsável pela organização do evento.
A programação traz opções de diversão para toda a família com a novidade da matinê, no domingo, dia 15 de fevereiro, das 15h às 19h, na área externa do Espaço cultural. O Carnaval dos bairros contará, além da animação dos blocos, com som mecânico. Para o desfile na avenida, trio elétrico e bandas da região vão animar os foliões que desfilarem nos blocos ou na pipoca.
Este ano, a Secretaria de Educação e Cultura optou por organizar por conta própria o carnaval ao contrário do que vinha sendo feito com a contratação de empresas. A intenção é reduzir custos e aumentar a participação da comunidade. Várias reuniões foram feitas com os diretores dos blocos e carnavalescos da cidade para chegar ao melhor formato.
Para a proteção dos foliões, a prefeitura de Itaúna contratou 30 seguranças, sendo que dez deles são brigadistas. “Contratamos pessoas habilitadas e cada bloco também terá que ter um número de seguranças que vai variar com o número de participantes. Estamos dando a mesma proteção que foi feita no ano passado, mas estamos também compartilhando essa responsabilidade com os blocos, que é o certo a se fazer”, disse Virgínia. Além dos seguranças, a festa terá o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de uma ambulância com enfermeiros capacitados.

 

Crédito:  Rubens Cerqueira
Crédito: Divulgação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.