quarta-feira, 4 de Abril de 2012 14:10h Marina Alves

Cuidados com a energia elétrica durante a Semana Santa

Cemig alerta para medidas de prevenção a serem tomadas pela população que irá celebrar a Semana Santa

Devido ao período da Semana Santa, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – alerta para os cuidados com a rede elétrica nas manifestações religiosas que acontecem durante toda a semana. Procissões com carros de som, estruturas montadas para teatros e celebrações nas ruas e outras manifestações populares como a “queima do Judas” devem ser realizadas observando-se os cuidados com o sistema elétrico, para que não haja acidentes envolvendo os fiéis.
Em Divinópolis, a Semana Santa é celebrada em vários bairros e nas comunidades da região. A Cemig está realizando a ação preventiva entrando em contato com os responsáveis pela organização das celebrações e eventos que ocorrem durante esse período. A companhia possui na cidade uma rede sem isolamento, o que pode provocar graves acidentes caso haja contato ou mesmo proximidade com a fiação. Para isso a fornecedora de energia elétrica trabalha em conjunto com as igrejas e com a população, para que os eventos possam acontecer de forma segura e não ocorrerem danos maiores causados por choques ou mesmo a ausência de energia elétrica.
Em eventos como o Carnaval, festas com uma grande estrutura e a Semana Santa, a Cemig procura alertar todos os envolvidos na organização dos eventos para que as estruturas montadas e os locais de grande concentração de pessoas seja seguro para a prevenção de acidentes. A companhia faz um mapeamento das regiões onde haverá movimentação maior, e faz o chamado plano de alerta, que posiciona profissionais da companhia de energia elétrica nas proximidades dos locais onde acontecem os eventos, para auxiliar na prevenção e atuar no caso de rompimento do fornecimento da energia elétrica, explica o Administrador Regional da Cemig na cidade de Divinópolis, Divino Barros Vieira.
Em caso de acidentes com a rede elétrica, a companhia pede para que se faça o contato rapidamente, através do número 116, e em casos de rompimento de cabos onde há risco de descargas elétricas, deve-se também acionar o corpo de bombeiros, que age em conjunto com a Cemig quando há acidentes envolvendo a rede.
Para as pessoas que estarão envolvidas diretamente na organização dos eventos relacionados a Semana Santa, o Administrador Regional alerta para o cuidado na montagem das estruturas metálicas, com a colocação de objetos sobre as estruturas montadas, as procissões com imagens e os locais que serão percorridos nas procissões. “A Cemig trabalha com um produto muito importante, porém altamente perigoso. A Companhia precisa estar em alerta para que não haja acidentes e também não falte a energia”, ressalta Divino.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.