segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2015 09:13h

Cultura divulga programação do carnaval 2015 para os equipamentos do Estado

Além dos tambores, marchinhas e serpentinas, os mineiros terão o carnaval como fonte de cultura no Circuito Cultural Praça da Liberdade, Fundação Clóvis Salgado e outros

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), divulga a programação cultural para o carnaval 2015, que irá movimentar museus, cinemas e galerias estaduais. De 14 a 18 de fevereiro, durante a maior festa popular do Brasil, ações variadas serão oferecidas gratuitamente nos equipamentos do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Fundação Clóvis Salgado, entre outros.

O folião que estiver em Belo Horizonte durante o carnaval poderá visitar os 12 espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Localizado no coração da cidade, o circuito é, atualmente, o maior complexo cultural do país e os turistas e moradores de BH não podem perder a oportunidade de conhecê-lo.

Entre os destaques da programação do Circuito estão: exposição “Cabeça”, de Milton Machado, que ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil; e a exposição do Memorial Minas Gerais Vale “Ana Valadares - uma vida iluminada”. O público poderá ainda conferir os acervos permanentes do Espaço do Conhecimento UFMG e do Museu das Minas e do Metal – Gerdau.

A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa abrirá suas portas no sábado (14/2). Além do acesso ao acervo de mais de 570 mil exemplares, os visitantes poderão conferir as intervenções artísticas promovidas pelo Verão de Arte Contemporânea (VAC) e a exposição “60 anos colecionando o saber”, que celebra o aniversário da sexagenária biblioteca e revela detalhes de sua trajetória.

Cinema e artes visuais

O feriado do carnaval será, então, finalizado com a programação de cinema e artes visuais dos equipamentos da Fundação Clóvis Salgado. O público poderá apreciar, na Quarta-feira de Cinzas (18/2), a mostra audiovisual do Cine Humberto Mauro, “O fascínio do medo: terror anos 70”, com a exibição de filmes que lidam com situações de terror em suas diversas expressões.

O visitante terá também acesso à mostra itinerante “Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim”, que ocupa os espaços expositivos do Palácio das Artes. A exposição marca a primeira vez que parte do acervo do instituto deixa sua sede, em Brumadinho, e tem como ponto de partida um momento histórico em que a arte deixa de se resumir a objetos para existir de maneira mais aberta para o mundo.

Os espaços culturais vinculados à Fundação de Arte de Ouro Preto, o Arquivo Público Mineiro, e os museus estaduais, sob a gestão da Superintendência de Museus e Artes Visuais (SUMAV) permanecerão fechados durante o período, em prol da segurança dos acervos e preservação dos prédios históricos em que estão instalados.

Outras programações

As atividades do Museu Brasileiro do Futebol, sediado no Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão, seguirão normalmente a partir do sábado (14/2). Os foliões poderão realizar uma imersão ao universo do futebol, apreciando artefatos materiais e imateriais da exposição permanente instaladas em 14 espaços expositivos. A mostra “Esfera Coletiva” conta com atividades interdisciplinares e interativas e trata o futebol como um fenômeno cultural e social no Brasil contemporâneo, elemento marcante na formação da identidade cultural do povo brasileiro.

A entidade é gerida pela Minas Arena, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) responsável pelo financiamento e pela execução das obras de reforma e modernização do Mineirão, por meio de contrato de parceria público-privada (PPP) firmado com o Governo do Estado de Minas Gerais.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove, entre o dia 9 a 13 de fevereiro, o 9º Festival de Verão. Movido pelo tema “O corpo é uma festa”, o festival possui programação que oferece exposições, oficinas, performances, espetáculos teatrais e shows com trabalhos artísticos e reflexões que tematizarão as questões de acessibilidade, mobilidade, gênero, corpo conectado, corpo na rua, presença e festa. As atividades serão no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG, no Espaço do Conhecimento UFMG, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, e no Campus Saúde da UFMG.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.