segunda-feira, 1 de Abril de 2013 07:08h ASCOM Senar

Curso do SENAR MINAS favorece interação entre esporte e outras disciplinas escolares

Dezoito professores e 64 alunos dos níveis infantil e fundamental do ensino das escolas municipais de Doresópolis participaram de um curso de SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) direcionado para a interdisciplinaridade na educação, a partir do esporte. O curso foi bem avaliado pelos participantes, que esperam uma melhoria no relacionamento dentro da sala de aula e também um aumento do interesse dos estudantes pela escola.

 

O curso foi ministrado no último sábado, contando com a presença do vice-prefeito de Doresópolis, Otávio da Costa Maia, que também é educador e foi diretor escolar durante 12 anos. As aulas foram ministradas em duas etapas: de manhã para 18 professores e, à tarde, para 64 estudantes.

 

A mobilizadora do SENAR na região de Piumhi, através do Sindicato Rural de Piumhi, Darci Garcia de Melo, explica o objetivo do programa Esporte na Escola aplicado em Doresópolis. “Por intermédio do jogo e do brincar, a criança expressa suas fantasias, desenvolve um melhor relacionamento com outras crianças e com adultos. Acredito que a partir desse projeto podemos levar outros  projetos direcionados para nossas crianças do meio rural”, disse.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Piumhi, José Donizetti da Silva, o Detinho, não apenas esse, mas os diversos cursos do SENAR beneficiam todo o setor rural. “Nós já fizemos parcerias com o SENAR para todo tipo de curso. É muito bom para nós”, afirmou.

 

Segundo o vice-prefeito de Doresópolis, Otávio da Costa Maia, o programa Esporte na Escola é uma oportunidade para todos da comunidade escolar. “O curso foi excelente, porque o instrutor (Erick Godinho Silva) mostrou que o professor pode ter outra postura dentro da sala de aula, trabalhando o seu próprio conteúdo com o esporte”, disse. “E isso desperta mais interesse por parte do aluno”, acrescentou.

 

A diretora  Simone Cornélia Cesário Faria, da Escola Municipal Maria Eulália de Jesus, também avaliou bem o curso do SENAR e acredita que o professor, agora, terá melhores condições de aplicar sua disciplina aos alunos. “Foi ótimo, excelente o curso. Foram repassados muitos recursos para que orientar o professor a ter uma nova postura diante do aluno, com um ensino lógico e objetivo”, elogiou.

 

Segundo Otávio Maia, a partir de agora, os professores deverão elaborar suas aulas com foco na integração de sua disciplina, seja português, matemática, ciências, por exemplo, tendo como enfoque uma determinada atividade esportiva, fazendo a ligação entre os dois assuntos. Essa elaboração deverá ser discutida nas reuniões pedagógicas. “O curso foi ótimo, tanto que nós vamos procurar o SENAR para aplicar outros”, disse.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.