terça-feira, 8 de Outubro de 2013 08:56h

Cursos da UEMG são avaliados com nota máxima pelo Enade, do Ministério da Educação

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) atesta nível de excelência das graduações ofertadas pela universidade mineira

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) obteve nota máxima entre os indicadores de qualidade do ensino superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão federal vinculado ao Ministério da Educação. Conforme os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), dos 10 cursos inscritos para avaliação pela UEMG, três obtiveram nota 5 e outros cinco cursos ficaram com a nota 4; dois restantes obtiveram nota 3. Portanto, todos foram aprovados, pois tiveram nota superior à média 3. De acordo com a portaria nº 386, de 17 de outubro de 2012, os indicadores de qualidade da educação superior devem ser de conhecimento público.

Foram avaliados com nota 5 os cursos de Publicidade e Propaganda, da Unidade de Frutal; Tecnologia em Gestão de recursos Humanos, da Faculdade de Políticas Públicas de Belo Horizonte e Design de Produtos da Unidade de Ubá. Com nota 4, ficaram os cursos de Jornalismo, da Unidade de Frutal; Administração de Empresas e Negócios, da Unidade de Frutal e os cursos de  Design de Ambientes, Design de Produtos e Design Gráfico da Escola de Design de Belo Horizonte. Com nota 3, foram avaliados os cursos de Direito, da Unidade de Frutal e Superior de Tecnologia em Gestão de Finanças Públicas e Auditoria Governamental, da Faculdade de Políticas Públicas de Belo Horizonte.

O conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos. Para o conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades de cálculo, já que uma mesma instituição pode ter mais de um curso na mesma área. A nota individual do aluno não é divulgada. A comparação foi feita com os dados de 2009, porque os cursos são avaliados a cada três anos.

No ano passado, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.