quinta-feira, 23 de Junho de 2016 13:57h ALMG

Debate público no Plenário alerta sobre perigos do álcool

Evento marcado para sexta (24) integra Semana Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, realiza na próxima sexta-feira (24/6/16) o Debate Público Álcool Não é Brincadeira, que tem como objetivo debater as práticas de prevenção ao uso e abuso de drogas. O debate, que acontece no Plenário, a partir de 8h45, encerra a Semana Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas.

Estão previstas três mesas de debate, duas delas na parte da manhã e uma à tarde. O primeiro painel, às 9h30, vai discutir as "Boas práticas na prevenção ao uso/abuso de drogas e desafios e perspectivas no contexto nacional", para o qual estão previstas a participação da psicóloga e professora Raquel Turci Pedroso e da terapeuta ocupacional e representante da ONG Terra da Sobriedade, Carolina Mata.

 

 

 

O segundo painel, marcado para 11 horas, terá como tema central o "O papel da mídia na prevenção", em que são esperadas a participação dos jornalistas Érica Toledo, Débora Rajão, Hugo Pirez e do professor e consultor em marketing digital , Vitor Colares.

O último painel, marcado para 14 horas, vai debater o tema de uma campanha pela restrição da propaganda de bebidas alcoólicas: "Cerveja Também é Álcool". Os palestrantes convidados para esta etapa são o deputado Antônio Jorge (PPS), presidente da comissão e autor do requerimento que originou o evento; o presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Lincoln Ferreira; o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO Saúde), Gilmar de Assis; a professora e pesquisadora da UFMG, Ana Lúcia Godard; e a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Belo Horizonte Soraya Romina.

 

 

 

Nesta sexta (17), a ALMG aderiu formalmente à campanha, que busca alterar por meio de projeto de iniciativa popular o parágrafo único do artigo 1° daLei Federal 9.294, de 1996, que trata das restrições ao uso e à propaganda de bebidas alcoólicas, entre outros. O objetivo é que as restrições à publicidade passem a abranger toda bebida com graduação alcoólica igual ou superior a 0,5 grau Gay-Lussac, inclusive cervejas, de acordo com definição técnica.

"Os jovens estão bebendo muito mais do que o crescimento das outras faixas etárias e cada vez mais precocemente", pontuou o deputado Antônio Jorge. O parlamentar ainda ressaltou que, para os estudiosos do fenômeno, isso caracteriza-se como uma demanda induzida especialmente pela mídia.

 

 

 

Outras atividades - Além do debate público, a comissão terá outras atividades durante a semana. Na segunda-feira (20), um ato público vai marcar a abertura das atividades. Batizado de “Maratona da Prevenção às Drogas – A vida em primeiro lugar”, o evento será na Praça 7, às 10 horas, e contará com a presença de diversas entidades. Também está prevista a coleta de assinaturas de adesão à campanha “Cerveja também é Álcool”.

Na terça (21), a Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas realiza audiência pública, a partir das 16 horas, no Plenarinho II, para debater as semanas Estadual e Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas. O requerimento é dos deputados Antônio Jorge (PPS) e Léo Portela (PRB).

 

 

 

Na quinta-feira (23), o programa Geração, produzido pela TV Assembleia, será exibido ao vivo, abordando a questão do crescimento do consumo do álcool entre jovens. No domingo seguinte (26) será realizado, na Praça da Liberdade, um evento com revezamento simbólico da tocha olímpica, atividade lúdica criada para despertar a atenção dos cidadãos sobre o risco representado pelo consumo de drogas. Os participantes deste revezamento, depois de um ato na Praça da Liberdade, farão uma caminhada até a Praça Raul Soares, na região central de BH.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.