quarta-feira, 28 de Setembro de 2016 18:55h AGENCIA MINAS

Defesa Civil Estadual capacita agentes para minimizar desastres

Participantes do curso, que está sendo realizado em Guaxupé, poderão atuar como multiplicadores na capital e no interior

O Gabinete Militar do Governador, por meio da sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), está realizando, desde a terça-feira (27/9), o curso de Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil (CBPDC), na cidade de Guaxupé, Território Sul. O curso se encerra na quinta-feira (29/9)

O treinamento tem como principal objetivo promover a conscientização em ações relacionadas à minimização dos efeitos provocados por desastres tecnológicos e os desastres naturais – incluindo tragédias, catástrofes, estiagem, período de chuvas. Dessa forma, o curso fornece conhecimentos fundamentais aos agentes de proteção e defesa civil, para atuar com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica, proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.

As aulas são ministradas por integrantes da própria Defesa Civil Estadual e conta com a participação de docentes de outras instituições como  Valdimir Eylson Serafini, supervisor geral de Endemias da Regional de Saúde em Alfenas/MG, Rosangela Mattioli Silva e Cibele Mally de Souza, analistas da Gerência de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, e  Rodrigo Bueno Belo, do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Para o diretor de logística da Defesa Civil Estadual, tenente Walmer Andrade, que também atua como instrutor, o curso “é uma grande oportunidade para, além da difusão de conhecimentos sobre as medidas anteriores e posteriores a ocorrência de desastres, haver o estreitamento das relações entre os integrantes do sistema, fortalecendo a atuação conjunta e articulada para a construção de comunidades mais resilientes”.

A capacitação pretende reforçar o Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que, por sua vez, pertende ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em Minas Gerais.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.