terça-feira, 4 de Junho de 2013 09:45h Agencia Minas

Defesa Civil Estadual capacita novos técnicos na Zona da Mata

Teve início nesta terça-feira (03) o curso de Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil (CBPDC) na cidade de Muriaé, Zona da Mata Mineira. O treinamento é promovido pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), em parceria com a Diretoria Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) na Zona da Mata.

Os agentes capacitados fazem parte de diferentes órgãos, tanto de esferas do poder público quanto de empreendimentos privados da região. “Esta é uma ação de multiplicação, para fortalecer todo o sistema de Defesa Civil na região. Neste momento, estamos treinando mais de 140 profissionais e voluntários no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, afirmou o tenente-coronel Fabiano Villas Bôas, secretário-executivo da Cedec-MG.

O curso, que será reaizado até esta quinta-feira (06), conta com 142 participantes de 71 cidades mineiras. Com três dias de duração, a capacitação abordará todas as ações relacionadas à minimização de desastres – como enchentes, alagamentos, escorregamentos, vendavais, seca, administração de abrigos, mapeamento das áreas de risco, além de tecnologias e burocracias usadas para a estruturação de uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Capacitação Básica

Durante o treinamento são abordados, ainda, diferentes temas sobre a gestão em Defesa Civil, como fatores de alterações climáticas, o crescimento desordenado de áreas urbanas e as inúmeras situações de vulnerabilidade sociais dos municípios.

O objetivo da Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil é transmitir conhecimento para garantir a organização e funcionamento de uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, bem como capacitar os agentes e técnicos municipais para realizar atividades integradas ao Sistema Estadual e Nacional de Defesa Civil.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.