sexta-feira, 2 de Outubro de 2015 13:21h

Delegação do Suriname visita Codevasf em busca de parceria

Nesta quinta-feira (1º/10) uma delegação do Suriname visitou a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf –, em Brasília, para tratar da possibilidade de uma cooperação técnica

O diretor da OW MCP, agência de gestão de água localizada em Nickerie, no oeste de Suriname, solicitou parceria em treinamento de pessoal e implantação de um modelo de gestão de água com o qual beneficiados por projetos de produção irrigada possam pagar pela água que utilizam.

O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, afirmou à delegação que tecnicamente a empresa estaria apta a oferecer qualificação tanto no Brasil como no Suriname, pois possui amplo conhecimento na área de implantação e gestão de perímetros irrigados. Ele ressaltou, porém, que qualquer acordo de cooperação deve passar pelo Ministério da Integração Nacional.

O diretor da OW MCP, Richenel W.H. Small, demonstrou interesse em conhecer o modelo de gestão de recursos hídricos e outras soluções apresentadas pelos diretores Eduardo Motta, da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, e Luiz Augusto, da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, bem como pelo secretário-executivo da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Frederico Calazans. Ele também manifestou interesse pelas informações abordadas por outros técnicos presentes.

No encontro foi estabelecido um protocolo de entendimentos para gerar uma pauta de ação conjunta. Ao mesmo tempo, representantes da OW MCP, juntamente com a Embaixada do Suriname, farão contato com o Ministério da Integração Nacional para encaminhamento oficial do pedido de cooperação técnica.

Para Luiz Amore, representante da Agência Nacional de Águas – ANA – que acompanhou a delegação, o encontro foi um importante avanço na busca de troca de informações em gestão de recursos hídricos entre os dois países.

O Suriname

País de colonização Holandesa onde a língua oficial é o holandês, o Suriname está localizado na América do Sul, tem 163 mil km² e população de 534.541 habitantes. Faz fronteira com o Brasil, ao sul, com a Guiana Francesa, a leste, e com a Guiana, a oeste. O forte da produção agrícola é o arroz e a banana. Também há criação de gado. Em Nickerie se concentram as propriedades de produção irrigada.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.