quinta-feira, 16 de Julho de 2015 13:08h

Denatran investe em mudança de comportamento na Semana Nacional de Trânsito de 2015

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2015:

A "Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito - 2011/2020: Seja você a mudança no trânsito". A semana é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras e está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

O Conselho de Trânsito Brasileiro (Contran) estabelece o tema que deve ser promovido durante a semana pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. As ações realizadas pelo Ministério das Cidades/Denatran contribuem com a “Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito”, que visa diminuir o número alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.

“É importante alertar que alterar esse quadro depende de mudar de atitude de todos os atores no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas. O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas”, disse o diretor do Denatran, Alberto Angerami.

O Departamento tem, por missão, cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e estabelecidas pelo Contran, mas também procura levar à sociedade uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito. Um de seus objetivos é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, por isso, convoca a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e por mudanças de atitude no trânsito.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.