segunda-feira, 1 de Agosto de 2011 18:53h Atualizado em 1 de Agosto de 2011 às 22:29h. Flávia Brandão

Deputados estaduais destacam projetos importantes e prioridades no segundo semestre

A Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) retomou, ontem (1), suas atividades legislativas. Essa primeira semana de agosto é marcada pela volta das atividades das comissões permanentes e do plenário, sendo que estão agendadas cinco audiências públicas, para debater temas diversos. Os deputados estaduais Fabiano Tolentino (PRTB) e Luzia Ferreira (PPS) - com atuação em Divinópolis e região Centro Oeste - apontaram os principais projetos para o segundo semestre e citaram as prioridades, que irão buscar dentro da elaboração do orçamento do Estado.  O investimento nas áreas de lazer e esporte e verbas para conclusão do Hospital Público serão algumas das bandeiras defendidas pelos parlamentares.

O deputado Fabiano Tolentino destacou como projetos importantes desse segundo semestre: a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA); a votação do projeto do Tribunal de Contas para que seja prescrita a partir dos cinco anos as contas dos prefeitos, dando mais celeridade na análise do órgão; e o aumento de salário dos servidores estaduais. “É muito interessante que os projetos sejam amplamente debatidos e votados da melhor forma possível atendendo o nosso objetivo que é fazer o bom trabalho e de estar ajudando a população dentro de cada situação”, salientou.

 

A respeito das emendas para o orçamento de 2012 com a alocação de recursos para a Divinópolis  e região Centro- Oeste, o deputado destacou que as mesmas serão determinadas no final do ano, definindo exatamente, onde serão aplicadas. Mas adiantou que irá focar a área de esportes e lazer dos municípios e também a duplicação completa da MG-050 no trecho Divinópolis a Belo Horizonte.

 

Esporte e Lazer

 

Já nessa sexta-feira (5), deputado Fabiano terá reunião com a secretária Estadual de Educação, Ana Lúcia Gazolla, para discutir a situação das escolas na região centro-oeste principalmente no município de Divinópolis, abordando as áreas de esporte e lazer interna nas escolas. “Fizemos um levantamento e realmente a escolas estão muito precárias. Iremos aproveitar para discutir a questão do funcionalismo público em relação ao aumento do piso salarial para saber de que forma que o governo vai estar atuando, mas nosso foco principal serão as áreas de esporte e lazer dentro das instituição de ensino do estado”, declarou.

 


A deputada Luzia Ferreira também destacou como projeto importante desse segundo semestre o reajuste dos servidores do Estado, já que o mesmo “atinge toda a máquina pública estadual”. Além disso, citou a LOA como grande destaque da atividade parlamentar, nesse segundo semestre, já que na discussão do orçamento que são destinados recursos para os projetos sociais e obras de infra-estrutura do Estado, bem como oportunidade onde os parlamentares - por meio de emendas - alocam recursos para atender as cidades em que atuação. “No orçamento desse ano deveremos reservar recursos para conclusão do Hospital Público, em Divinópolis, que é uma obra importante da região Centro-Oeste. Além disso, não é só a questão da obra temos que fazer a previsão de recursos para equipamentos e mobiliários de modo que hospital possa começar funcionar logo em seguida ao término da obra’, declarou.

 

Seminário

 

Também como destaque do segundo semestre a deputada citou um “grande seminário para Redução das Desigualdades Sociais”, que será realizado em setembro e outubro pela ALMG. “No seminário as entidades, agentes políticos, prefeitos e vereadores de todo o estado serão ouvidos em encontros regionais, que irão culminar em grande seminário na ALMG”, explicou. O objetivo do evento é levantar as principais demandas e propostas para redução da pobreza extrema em Minas Gerais, sendo essa uma contribuição do Legislativo a ser apresentada já na LOA e no Plano Plurianual, que começa a ser discutido no início de 2012. De acordo com parlamentar, que faz parte da comissão organizadora, serão realizados 11 seminários regionais, sendo inclusive um na região Centro-Oeste.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.