segunda-feira, 6 de Junho de 2016 15:51h Agência Minas

Desenvolvimento Agrário doa 5.600 itens para realização de feiras livres

Os kits feira distribuídos para 53 cidades fazem parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar – Aqui tem Feira!

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) entregou nesta segunda-feira (6/6) 5.600 itens para a realização de feiras livres em 53 municípios mineiros, beneficiando 40 prefeituras municipais, 13 associações, uma fundação e um instituto. Ao todo foram 61 kits. Cada um é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e 2 balanças digitais.

Os kits fazem parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar – Aqui tem Feira!”. O programa tem como objetivo oferecer ao agricultor familiar mais infraestrutura para expor e vender suas mercadorias. Nesta ação os investimentos somaram mais de R$ 600 mil. Parte da demanda é fruto de emendas parlamentares de deputados federais e estaduais.

 

 

 

Para marcar a entrega, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, professor Neivaldo, realizou a assinatura de termo de doação, acompanhado de deputados, assessores parlamentares e representantes das prefeituras e associações de agricultores familiares.

Ele lembrou que é a segunda entrega realizada neste ano pela secretaria. Em março, a Seda entregou cerca de 1100 itens para a realização de feiras livre.  O termo de doação beneficiou 12 prefeituras e três sindicatos de trabalhadores rurais.     

“As feiras livres são um importante canal de comercialização que reduz a distância entre quem produz e quem consome. Além disso, promove o desenvolvimento e dinamização da economia local”, disse professor Neivaldo.

 

 

 

Bom incentivo

A presidente da Associação Comunitária Campo Buriti, Faustina Lopes da Silva, estava muito otimista com o recebimento do kit feira, porque vai ajudar a estruturar a feira livre mantida pela associação, há dois anos, em Turmalina. Todos os domingos, após o culto em uma igreja, a entidade de Dona Faustina se reúne para fazer o comércio de produtos frescos, saudáveis e da agricultura local.

“É muito gratificante a feira! O governo dá um bom incentivo à agricultura familiar. Fico muito feliz em ver que isso está chegando até a gente, que ficamos lá na ponta”, afirma a presidente da Associação, Faustina Lopes da Silva.

Também participaram da solenidade o deputado federal Adelmo Leão, os deputados estaduais Elismar Prado, Rogério Correia, aos representantes dos deputados Reginaldo Lopes, Padre João, Fábio Ramalho, Paulo Lamac, Arnaldo Silva, Emidinho Madeira, Durval Ângelo, Cristiano Silveira, Margarida Salomão, além do presidente da Emater-MG, Glenio Martins, a prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges, o representante da Associação Projetar Minas, Jorge Luiz Lopes de Oliveira, entre outras autoridades.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.