terça-feira, 10 de Junho de 2014 06:08h

Desenvolvimento do Semiárido mineiro é tema de seminário

Ampliar o acesso às políticas públicas para população, em especial para a agricultura familiar do semiárido.

Este é o objetivo do seminário Desenvolvimento do Semiárido mineiro, realizado nesta terça-feira (10) pela Prefeitura de Salinas, Minas Gerais, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Os organizadores do evento assinalam que propostas desenvolvidas em territórios fortalecem a microrregião a partir de ações específicas, que levam em conta as diversidades e necessidades locais. Assim, a programação do seminário debate vários temas, com foco nas especificidades da região.

Com público esperado de 350 participantes, o seminário contará com a presença de prefeitos e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado, dos governos estadual e federal (MDA e MDS), além de organizações que trabalham com agricultura familiar e atuam no nordeste de Minas Gerais. A região nordeste do estado abrange em torno de 60 municípios, com cerca de 60 mil agricultores.

“O evento vai discutir a capacidade da agricultura familiar na estratégia de desenvolvimento local”, afirma o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Argileu Martins Silva, que ministra palestra, às 10h, sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar.

“Vamos apresentar as políticas públicas governamentais direcionadas para o rural e a capacidade dessas políticas de dinamizar a economia local, gerar renda e potencializar os recursos da agricultura familiar”, adianta o diretor do Dater.

Serão discutidas, no encontro, as demandas e realidades dos municípios e ações que levem à valorização dos agricultores familiares; a modernização da produção e da organização produtiva; a qualificação da gestão; a diversificação das atividades agropecuária; a agregação de valor aos produtos; o acesso aos mercados institucionais e diferenciados, irrigação e crédito.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.