quinta-feira, 12 de Novembro de 2015 12:52h Agência Minas

Detran-MG designa novos examinadores para exames de rua na capital e RMBH

Até agora, mais de 400 novos examinadores já foram aprovados e começam a ser escalados para melhorar fluxo do Exame de Prática Veicular no estado

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) nomeou, por meio de portaria publicada no último sábado (7/11) no Diário Oficial de Minas Gerais, 107 novos examinadores que irão atuar no Exame de Prática Veicular em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Outros 299 candidatos do interior do estado já haviam sido designados, e, da capital, há previsão de designar mais cerca de 100 nos próximos dias.

Os novos examinadores foram aprovados na última turma do Curso de Capacitação de Examinador de Trânsito e já estão sendo escalados, para melhorar o fluxo dos exames de direção na capital e RMBH.

“Em média estávamos oferecendo 2.200 vagas por semana. Na semana do dia 15 a 21, serão oferecidas 2.900 vagas. Na semana seguinte, dos dias 23 a 28, vamos para 3.110 vagas”, explica o Coordenador Administrativo do Detran-MG, Daniel Barcelos. Hoje, o Detran-MG emite, em média, 20.700 novas CNHs (primeira habilitação) por mês em todo o estado.

“A demanda regular nos exige três mil vagas por semana somente em Belo Horizonte. Teremos capacidade para atender mais de 3.100. Na RMBH, hoje o número de vagas oferecidas por mês gira em torno de 11 mil, mas temos condições de passar para 15 mil. Nossa perspectiva é ir além da demanda para não haver nenhuma espera na marcação de Exames de Prática Veicular”, afirma.

O Coordenador Administrativo do Detran-MG alerta que não adianta oferecer mais vagas se as autoescolas não administrarem de maneira adequada a pauta dos seus alunos, realizando a inscrição para o exame em tempo hábil, em caso de proximidade de vencimento da pauta.

Curso capacita examinadores

Para serem aprovados como examinadores, os candidatos precisam realizar o Curso de Capacitação de Examinador de Trânsito, que tem 76 horas/aula, divididas entre aulas teóricas e prática veicular. O curso, ministrado na Coordenação de Educação de Trânsito do Detran-MG em Belo Horizonte, começou no mês de maio e foi finalizado em outubro.

Entre as disciplinas de teoria, os candidatos estudaram, por exemplo, os processos psicológicos no processo de avaliação, onde puderam se preparar para lidar melhor com o nervosismo dos alunos.

Na parte prática, eles realizam o Estágio Supervisionado do Exame de Prática Veicular, no qual acompanham o trabalho de um examinador e, ao final do curso, fazem simulações do exame no papel de examinadores.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.