quinta-feira, 19 de Maio de 2016 08:39h Agência Minas

Dia Nacional de Doação de Leite Humano celebra importância da prática para bebês

Alimento é capaz de reduzir em 13% o número de mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos

Nesta quinta-feira, 19 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Doação de Leite Humano, importante prática para bebês prematuros e com baixo peso. O leite materno é o único alimento capaz de nutrir e proteger a criança de diversas doenças, sendo facilmente assimilado pelo organismo do bebê. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alimento é capaz de reduzir em 13% o número de mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

A referência técnica em leite materno da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Eduarda Xavier Gonçalves, explica que com o leite humano o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções.

 

 

 

“As evidências científicas indicam que bebês prematuros ou doentes que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de se recuperarem e terem uma vida mais saudável”, disse.

Qualquer mulher no período da amamentação pode ser doadora de leite humano, desde que seja saudável e não esteja utilizando medicamentos contraindicados para este período. Também não há necessidade de uma quantidade mínima de leite para que a doação possa ser feita, já que um litro é capaz de alimentar até dez bebês.

 

 

 

 

Se a mãe deseja ser doadora de leite humano, ela deve primeiramente procurar um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), Banco de Leite Humano (BLH) ou maternidade mais próxima de sua residência, para receber as orientações necessárias. Confira a lista de unidades de Minas Gerais.

Para que a doação seja feita, é necessário que os profissionais de saúde da unidade façam um cadastro da doadora e avaliem a possibilidade da doação. Também é importante que as medidas de higienização na hora da retirada do leite sejam cumpridas.

O leite humano que será doado deverá ser armazenado em um recipiente de vidro com tampa plástica (recipiente de café solúvel ou maionese).  Confira a programação da Semana Nacional de Doação do Leite Humano em Minas Gerais.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.