sábado, 15 de Fevereiro de 2014 05:32h

Disque SOS Drogas realizou mais de 110 mil atendimentos em 2013

Em comparação ao ano anterior, dados representam aumento de 56%. Número de atendimentos presenciais no Centro de Referência Estadual em Drogas também cresceu

A Linha de Informações do Governo de Minas Gerais (LigMinas), na opção SOS Drogas, registrou em 2013 um total de 114.190 atendimentos a cidadãos residentes em todo o Estado. Em comparação ao ano anterior os dados representam um aumento de 56%, visto que em números absolutos houve 73.141 atendimentos em 2012. Foi registrado também um crescimento no número de atendimentos presenciais no Centro de Referência Estadual em Drogas (Cread), localizado na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte: em 2012 foram 2.800 e no ano seguinte 3.971.

O subsecretário de Políticas Sobre Drogas, Cloves Benevides, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), comemora os índices e as constantes capacitações da equipe multidisciplinar que atua no SOS Drogas e no Cread. “A procura cada vez maior pelos serviços de atendimento aos familiares e dependentes químicos é explicada pelo reconhecimento, divulgação e credibilidade que conseguimos alcançar junto à população de Minas Gerais”, destaca Cloves Benevides.

O SOS Drogas tem dois níveis de atendimento, conforme a complexidade da situação. No primeiro momento, a pessoa recebe informações básicas e, caso necessário, passa para a fase seguinte, com a transferência da ligação para um especialista. O serviço telefônico funciona das 7h30 às 17h, de segunda à sexta-feira. Para ter acesso ao SOS Drogas, a pessoa deve escolher a opção 1 do canal de comunicação telefônico 155.

Serviços oferecidos

Os profissionais do Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas podem indicar cinco alternativas para auxiliar parentes ou usuários de drogas: o atendimento ambulatorial, a internação ou permanência durante o dia em comunidades terapêuticas, os grupos de terapia para usuários e os grupos de terapia familiar. O Cread funciona na rua Rio de Janeiro, 471, 3º andar, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

O LigMinas é uma central de atendimento telefônico pela qual o usuário obtém informações sobre os serviços prestados pelas instituições integrantes do Governo de Minas. São disponibilizadas, nessa central, informações relativas aos locais de atendimento para cada serviço; endereço e horário de funcionamento dessas unidades de atendimento; documentos necessários para acessar o serviço; valores e taxas que são cobrados e outras informações necessárias para obtenção do serviço buscado.

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