terça-feira, 12 de Novembro de 2013 10:02h Redação

Divinópolis busca avanços com apoio de programa de empreendedorismo

A Prefeitura de Divinópolis se prepara para receber, no dia 26/11, a visita da consultora da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fernanda Santos de Paula, responsável por acompanhar o desenvolvimento das ações de Divinópolis que integr

A Prefeitura de Divinópolis se prepara para receber, no dia 26/11, a visita da consultora da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fernanda Santos de Paula, responsável por acompanhar o desenvolvimento das ações de Divinópolis que integram o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais.

Representantes das secretarias do município que compõem o grupo estratégico receberam capacitação da Seplag, e trabalham com base nas definições de metas e indicadores, monitoramento constante das ações e ainda na avaliação e implantação de procedimentos. O município desenvolve suas ações no programa com base em práticas relativas a três áreas: compras governamentais, gestão para resultados e gestão de projetos. Os eixos de trabalho seguem apontamentos da administração, de servidores municipais de cada secretaria, de acordo com avaliação das necessidades de revisão de metodologias de trabalho, além de melhoria dos níveis de eficiência e alcance de resultados específicos.

De acordo com a líder do programa no município, a diretora de Orçamento Cybele Silva Machado Costa, a atual etapa de implantação em Divinópolis sucede o diagnóstico, definição e estruturação da metodologia de desenvolvimento das práticas de gestão sobre os assuntos a serem acompanhados pelo governo do Estado. “Já temos fechado, desde setembro, o plano de ação para os assuntos a serem tratados, diante de cada gargalo da administração pública municipal. A Seplag monitora os prazos de apresentação e desenvolvimento de cada ação. É uma alegria poder constatar que Divinópolis tem seguido rigorosamente os prazos, o que nos credencia a avançar no programa, tão importante para a melhoria das práticas de gestão e, claro, para o avanço do município na prestação de um serviço público de qualidade”, ressaltou.

Segundo Cybele, a chancela do governo de Minas com relação a cada prática apresentada nos planos de ação credencia o município a estender a metodologia a outras esferas da administração. “Quando uma prática é bem aceita, e traz os retornos necessários, podemos ampliar esta metodologia e aplicá-la em outras secretarias e esferas do governo municipal”, explicou a diretora. “Por exemplo, para a prática de gestão de projetos, temos como foco o programa ‘Crack, é possível vencer’, que tem diversos desdobramentos. O grupo escolhido para desenvolvimento desta prática pode identificar várias formas de tirar dele o melhor proveito, desde a gestão, estruturação, até a definição do sistema de funcionamento e escolha de unidade de acolhimento das pessoas envolvidas. Para o desenvolvimento da prática de gestão para resultados, a administração também tem inúmeros benefícios. Ganha, por exemplo, com a melhor definição de prioridades e possibilidade de engajar colaboradores internos e externos em busca de alcançar estes objetivos”, disse.

As práticas voltadas às compras governamentais e gestão para resultados têm impacto direto na promoção do atendimento das demandas da sociedade. “O governo que compra melhor tem mais chances de investir melhor, além de comprar mais barato. Identificar, em um setor, onde a compra pode ser melhorada, favorece também que toda a administração caminhe melhor na sua gestão de compras, promovendo um gasto com mais produtividade. Assim também acontece com a gestão para resultados, com o grupo que escolheu este tema desdobrando cada elemento da metodologia de trabalho na busca da melhor eficiência e alcance dos objetivos propostos. É possível, numa análise futura, incorporar ao máximo cada um destes elementos, com vistas a obter um ganho significativo no aprimoramento das políticas que se relacionam com cada uma das três práticas adotadas neste plano de ação”, disse.

O Programa

Divinópolis foi uma das 61 cidades de Minas Gerais credenciadas a receber o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, que teve início no mês de setembro. Iniciativa do governo de Minas, por meio da Seplag, o programa busca contribuir com os gestores municipais para realização de uma administração com foco em resultados e na melhoria da prestação de serviços ao cidadão, com respostas efetivas para as demandas da sociedade.

Mensalmente, Divinópolis recebe uma consultoria especializada para auxiliar na avaliação da atual situação do município, no que diz respeito à gestão pública e, posteriormente, apoiar na implantação das melhores práticas de gestão pública, visando reduzir as lacunas identificadas. Dessa forma, espera-se catalisar o processo de modernização da administração pública de forma eficaz e eficiente.

Implantação de práticas de gestão

Com base nos resultados do diagnóstico presencial, os consultores do programa e os servidores municipais irão eleger, juntamente com os prefeitos, as práticas de gestão pública a serem implantadas no município. A implantação e a execução das práticas selecionadas serão realizadas e monitoradas pela Seplag. O programa irá premiar as prefeituras que obtiverem alto nível de desempenho durante a capacitação. Em março de 2014 serão premiadas as prefeituras que implantarem, com sucesso, ao menos uma prática de gestão pública. As duas premiações serão realizadas em parceria com o Instituto Qualidade Minas (IQM).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.