quinta-feira, 6 de Fevereiro de 2014 03:42h

Divinópolis vai sediar encontro regional da agricultura mineira

Objetivo é criar uma agenda para o setor até 2030

O município de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, vai sediar um dos encontros regionais programados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o objetivo de construir uma agenda estratégica, que irá nortear as políticas públicas do setor até 2030. O encontro no muncípio será realizado no dia 26 de fevereiro, no anfiteatro campus Dona Lindu (Universidade Federal de São João Del Rei). Serão realizados sete encontros pelo estado.

Segundo o secretário Zé Silva, estes encontros são fundamentais porque servirão de plataforma para o debate sobre o desenvolvimento da agricultura e pecuária em Minas Gerais e no país. “Iremos ouvir os diferentes setores, pois queremos que essas ações sejam integradas e que o processo seja uma construção coletiva”, afirma.

Zé Silva informa que, após ouvir os representantes dos diversos segmentos, será elaborado um documento final que vai contar com a colaboração de especialistas e pessoas renomadas do agronegócio mineiro e nacional, como o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli; o Presidente da Embrapa, Maurício Lopes; o pesquisador da Embrapa, Paulo Martins; o especialista em políticas públicas, Sérgio Paganini e o sociólogo Rudá Ricci.

O secretário Zé Silva também já anúnciou outras etapas dos eventos regionais em Montes Claros (Norte de Minas), Uberaba (Tirângulo Mineiro), Alfenas (Sul do estado) e Unaí (Noroeste mineiro).

Produção regional

A região Centro-Oeste se destaca na produção de tomate com aproximadamente 59 mil toneladas, que representam 13% da produção estadual e milho com a produção 611 mil toneladas (8%). A produção café é de 116 mil toneladas (7%) e a de cana-de-açúcar gira em torno de 3,7 milhões de toneladas (5%).

A avicultura é um segmento significativo na região. O plantel de aves de corte é de 16 milhões de cabeças, que representam 17% do total de aves no estado. As aves de postura somam 3 milhões cabeças e a produção de ovos da região é de 52 mil dúzias (14% da produção mineira de ovos). Já o rebanho bovino reúne 1,8 milhão de cabeças (8%).

 

Serviço

Evento: Encontro regional para a construção da agenda estratégica da agricultura Mineira

Data: 26/02/2014

Local: Anfiteatro Campus Dona Lindu – Universidade Federal de São João Del Rei

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.