terça-feira, 26 de Março de 2013 11:31h ASCOM Ideia Comunicação Empresarial

Edição 2013 do projeto “Encontro Marcado” é lançada em Juatuba (MG)

Patrocinada pela VLI, uma das principais empresas de logística do país, iniciativa deve beneficiar, assim como em 2012, centenas de professores e alunos da rede pública mineira

A edição 2013 do projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, parceria entre o Centro de Referência Fernando Sabino e a VLI, foi iniciada em fevereiro e em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto começou a ser concretizado com uma série de reuniões e workshops entre a administração municipal, educadores locais, a Assessoria Pedagógica do Centro de Referência e representantes da VLI.

 

Juntos, os parceiros articularam a viabilização, nas escolas públicas da cidade, da promoção de atividades pedagógicas e artísticas em torno da obra do mineiro Fernando Sabino, um dos maiores escritores do País, falecido em 2004 e que este ano completaria 90 anos. Ao todo, 11 escolas municipais e cinco creches vão desenvolver atividades relativas ao projeto, de difusão da obra de Sabino e estímulo à produção pelos alunos de manifestações artísticas inspiradas nessas obras.

 

“Ficamos honrados por Juatuba ter sido contemplada pela VLI na escolha dos municípios que integrarão o projeto em 2013. Além de difundir a obra de Fernando Sabino no município, essa parceria, que é muito positiva, vai nos apoiar nas nossas questões pedagógicas, já que a maioria dos nossos alunos não tinha contato com a obra de Fernando Sabino e passará a ter e que os professores de Língua Portuguesa e de Artes, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município, participaram de oficinas de capacitação voltadas à implementação do projeto”, afirma o secretário de Educação de Juatuba, Islander Saliba.

 

“O projeto cria um canal de comunicação com a comunidade e também permite a transmissão de mensagens de segurança, promovendo cultura e educação”, ressalta Luciana Jordão, a analista de Comunicação e responsável pelo setor de patrocínios da VLI.

 

O “Encontro Marcado com Fernando Sabino” é uma exposição itinerante que já passou por várias cidades de Minas Gerais para divulgar e manter viva a vasta arte de Sabino. Em 2013, o projeto, patrocinado pela VLI, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, também será estendido a Belo Horizonte e Contagem (MG). O apoio ao projeto, uma contribuição para o desenvolvimento das comunidades nas quais a VLI atua, está diretamente ligado aos Oito Objetivos do Milênio da ONU – nesse caso, à Meta dois: “Educação básica de qualidade para todos”.

 

 

Abertura da Exposição Fernando Sabino será em 25/04

 

 

A exposição multimídia itinerante Fernando Sabino, mostra integrante do projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, será aberta à visitação pública no dia 25 de abril, no Ginásio Poliesportivo de Juatuba, local onde permanecerá por duas semanas.

 

Seu acervo, composto por fotos, objetos pessoais e uma rica cenografia que retrata momentos da vida de Fernando Sabino, será incrementado pelas manifestações artísticas a serem produzidas em torno da obra do escritor pelos estudantes da cidade.

 

Além disso, a mostra contará com a presença do vagão “Educando nos trilhos”, que é adaptado para uma sala de aula e exibirá filmes e imagens sobre a vida de Sabino. O vagão-cinema ficará instalada na praça em frente ao Poliesportivo.

 

Programação oficial:

- 11 de abril: lançamento  do projeto, no salão de eventos do “J Andrade”, às 8h (para convidados);

- 25 de abril: abertura da mostra, no Ginásio Poliesportivo de Juatuba.

 

Sobre a VLI

 

A VLI é uma empresa de logística de carga geral que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul e Centro-Atlântica, além de ativos como terminais localizados estrategicamente junto à malha ferroviária, que integram o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário de forma consolidada, e de terminais portuários localizados nos eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos, São Luis e Vitória.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.