quarta-feira, 31 de Outubro de 2012 13:32h Gazeta do Oeste

Edital para licitação de obras na BR-381, em MG, é publicado

O ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou nesta quarta-feira (31) que as obras de duplicação da BR-381 – entre Belo Horizonte e João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais – vão começar no início de 2013. O edital foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (31) e vai contemplar um trecho de cerca de 100 quilômetros.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), essa primeira fase da obra vai ser licitada no dia 17 de dezembro. Ainda segundo o departamento, o prazo estimado entre o processo de escolha da empresa e o início dos trabalhos é de cerca de 45 dias. Com isso, a previsão é de que os as intervenções na rodovia comecem em fevereiro.

O projeto completo de duplicação da BR-381 contempla 330 quilômetros e vai até Governador Valadares, no Leste do estado. Porém, nesta primeira etapa, as obras foram divididas em seis lotes e preveem a construção de túneis e estradas.
O Dnit informou que a rodovia recebe, em média, 40 mil veículos por dia, e há trechos como a área urbana de Ipatinga, no Vale do Aço, em que o movimento chega a 80 mil veículos. Construída, há quase 60 anos, a estrada de pista simples liga Belo horizonte ao Leste de Minas.
Segundo o ministro dos transportes o edital de licitação para outros lotes devem ser publicados em novembro. A previsão de custo para a duplicação até Governador Valadares é de R$ 3,8 bilhões e será realizada pelo governo federal.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.