sábado, 8 de Março de 2014 06:51h

Educadoras têm papel importante nos primeiros passos da formação cidadã

Em sintonia com o Dia Internacional da Mulher, Secretaria de Estado de Educação ressalta o trabalho da primeira professora nas escolas mineiras.

Dos rabiscos aos significados que as combinações das letras podem ter. Nesse contato inicial com o universo escolar, a primeira professora é presença fundamental na vida de qualquer estudante. Com muito carinho e dedicação, essa educadora auxilia os alunos na descoberta do universo mágico que é o aprendizado. Neste sábado, dia 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data também pode ser dedicada a essas mulheres que são figuras tão importantes nos primeiros passos da formação de qualquer cidadão.

Na Zona da Mata mineira, há seis anos, Ana Beatriz Gonçalves Albino é a primeira professora dos alunos da Escola Estadual Mannarino Luigi, em Mar de Espanha. Professora do 1º ano do ensino fundamental, ‘Bia’, como é conhecida pelos estudantes e colegas de trabalho, diz que tem vocação para a profissão e ressalta a importância da primeira professora na vida dos alunos. “Se a professora não conquistar o aluno nos primeiros anos ele não vai ter vontade de vir para a escola. Nós temos o dever de estimular a curiosidade deles e a partir daí vamos conquistando cada vez mais a sua confiança”.

A educadora também ressalta os desafios de se trabalhar com os estudantes dessa fase de ensino. “Não é muito fácil. A escola é um mundo bem diferente para os alunos que estão chegando. Tudo é muito novo e temos que dar muito carinho, mas ao mesmo tempo temos que saber cobrar. Procuro adaptar minha didática e trabalhar com aulas de artes. Eles adoram mexer com tintas e a partir do momento que eles percebem que são capazes de fazer o que estamos ensinando, os olhinhos deles brilham e eu adoro ver esse brilho. É muito bom”, conclui Ana Beatriz.

Diretora da Escola Estadual Padre João Maria Kooyman, em Belo Horizonte, Heloisa Maria Braga Sbampato, conta que para trabalhar com os alunos que estão iniciando a vida escolar é necessário carinho. “Uma professora para trabalhar com os alunos do 1º ano do ensino fundamental tem que ser especial. Ela tem que ter um carinho muito especial com os alunos, porque para eles é tudo muito novo. Ela tem que ter um perfil alfabetizador”, afirma.

Na escola, todos os alunos participam do projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação, o que reforça a importância do papel da educadora na vida do ‘pequenos estudantes’. “A criança tem que se sentir feliz na escola e a professora tem um papel importante nisso”, diz Heloisa.

A gestora também ressalta o papel das educadoras em sua vida. “Sou neta e filha de professora. Estou há 30 anos na educação e as minhas professoras foram fundamentais para essa minha escolha. Tive professoras inesquecíveis durante toda minha vida”, conta.

Data feminina

No dia 08 de março é comemorado, em todo o mundo, o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1977, mas remete a acontecimentos históricos de décadas anteriores. Mais do que uma simples dia no calendário, contudo, a data celebra conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.