terça-feira, 27 de Setembro de 2011 12:02h Atualizado em 28 de Setembro de 2011 às 14:00h. André Bernardes

Em Divinópolis estradas rurais estão sendo recuperadas,com recursos estaduais e municipais

Duas estradas rurais estão sendo recuperadas através do Programa Rural Minas que pretende recuperar estradas rurais do estado. A estrada que liga Ermida a Amadeu Lacerda e a estrada do Buritis até a divisa de Cláudio estão sendo patroladas e recebendo saídas de água.


Em março deste ano a Gazeta publicou a situação dos moradores da comunidade de Amadeu Lacerda há mais de vinte dias sem transporte público devido às enormes crateras abertas no meio da estrada pelas chuvas. Nossa reportagem esteve no local e presenciou crateras onde caberia um carro. A realidade na estrada agora é outra. Aproveitando o período de estiagem das chuvas, a prefeitura, com o repasse do Estado, está recuperando esta estrada.


Na estrada que liga Buritis até a divisa com o município de Cláudio as obras estão adiantadas. A empresa responsável pela obra já está fazendo as saídas de água, para não haver alagamentos nem a destruição da estrada nas épocas de chuva. O secretário de Agronegócio Paulo Marius, diz que as obras são ecologicamente corretas. “O Buritis já está pronto e agora a empresa está fazendo as saídas de água, que está sendo feito nas descidas que irão para um poço e essa água irá alimentar o lençol freático. É uma estrada ecologicamente correta” contou.


O projeto foi desenvolvido por engenheiros da Rural Minas que visitaram as duas estradas para avaliar as mudanças. Em todo o projeto, serão recuperados 132 km de estradas rurais. Com as duas estradas que já estão em andamento, a prefeitura concluiu 32 km. Com o projeto, a empresa responsável liberou mais um trecho para ser recuperado.“Dentro deste projeto nós ganhamos da empresa calçamento na comunidade de Lage, Lagoa e na Serra dos Perobas, que todo ano acontecem atolamentos de veículos” disse Paulo. As obras devem terminar até o final do ano que vem recuperando todos os 132 km do projeto.


A parceria entra a prefeitura e o Estado no projeto Rural Minas foi fechado em 2009. “O município entra com 20% da verba e o estado com 80%, em valores cerca de R$8milhões estaduais  e R$1milhão municipais. As estradas principais são preparadas para pavimentação e o projeto eles que fazem, vistoriam a estrada. A recuperação neste ano é de 42km sendo o primeiro trecho saindo de Divinópolis, passando por Buritis chegando até a divisa com Cláudio, segundo trecho saindo de Ermida até Amadeu Lacerda.  Vamos ter este dois trechos totalizando 42km” explicou Paulo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.