quinta-feira, 11 de Junho de 2015 13:30h

Em Montes Claros, população já recebeu formulário para apontar problemas e indicar políticas de governo

Lideranças de movimentos sociais do Território Norte participaram da primeira Assembleia Geral do Fórum Regional de Governo

Após a participação do governador Fernando Pimentel na instalação do Fórum Regional de Governo no Território Norte, secretários de governo e o coordenador estadual do programa, Fernando Tadeu David, realizaram a primeira assembleia geral de trabalho, nesta quinta-feira (11/06), em Montes Claros. O encontro contou com a presença de lideranças de movimentos sociais e políticos da região. O mesmo ocorrerá nos demais 16 Territórios de Desenvolvimento nos próximos meses.
O cronograma de trabalho foi apresentado aos presentes. No próximo encontro, já marcado para 11 de julho, também em Montes Claros, serão definidos os integrantes dos fóruns. No caso do Norte de Minas, seguindo os critérios dos microterritórios – um total de nove na região – serão escolhidos 27 representantes da sociedade civil organizada, 27 da sociedade civil não-organizada, nove prefeitos, nove vereadores, além de membros do Poder Legislativo estadual e federal e de órgãos do governo do Estado e federal.
Os participantes receberam documentos com informações sobre a metodologia de trabalho e as diretrizes para os fóruns. Além disso, cada um também possui o formulário de diagnóstico territorial, que será usado para identificar e levantar os problemas da população. Essas questões serão debatidas também em 11 de julho. Outros encontros no Território Norte também ocorrerão ao longo dos próximos meses em cidades que integram os chamados microterritórios.
Os problemas identificados e debatidos formarão um diagnóstico territorial. O documento, que fará um retrato de cada região do Estado e de suas principais demandas, será incluído no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), a serem enviados à Assembleia Legislativa de Minas.
Segundo o coordenador dos Fóruns, Fernando Tadeu, as principais missões da iniciativa são transformar a política de participação popular em política de Estado e método de governo, além de fortalecer a democracia, garantindo direito à informação.
Ao longo do encontro, os secretários de Estado que participaram do debate, entre eles Helvécio Magalhães (Planejamento), Paulo Guedes (Desenvolvimento do Norte e Nordeste), Tadeu Martins Leite (Desenvolvimento Regional) e Nilmário Miranda (Direitos Humanos e Participação Social), responderam às dúvidas sobre o funcionamento dos fóruns.
          
Presença
Quem já garantiu sua presença na Reunião do Grupo de Trabalho Temático, no próximo dia 11, é o professor e integrante do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros, José Geraldo Kojak. Ele, que acompanhou a assembleia na tarde de quinta-feira (11), elogiou a iniciativa do governo na criação dos fóruns e disse ter interesse em compor a comissão.
“É uma forma do governo colocar na mão do povo o que pode ser incluído no orçamento, onde investir. É preciso que a população participe e seja chamada para essas reuniões. Estarei no próximo encontro e apresentarei meus pontos de vista”, afirmou. Ele destacou que Montes Claros conta com inúmeras entidades sindicais, que devem estar presentes nos encontros para ajudar no levantamento de problemas e na busca por soluções.
A agenda dos Fóruns será disponibilizada no site www.forunsregionais.mg.gov.br. O usuário deverá informar o nome de sua cidade e, assim, ter acesso às informações sobre os fóruns de seu território. Outras informações poderão ser obtidas através do email: forunsregionais@governo.mg.gov.br.
Municípios integrantes do Território do Norte
Berizal

Jaíba
Patis

Bocaiúva

Janaúba

Pedras de Maria da Cruz

Bonito de Minas

Januária

Pintópolis

Botumirim

Japonvar

Pirapora

Brasília de Minas

Jequitaí

Ponto Chique

Buritizeiro

Joaquim Felício

Porteirinha

Campo Azul

Josenópolis

Riacho dos Machados

Capitão Enéas

Juramento

Rio Pardo de Minas

Catuti

Juvenília

Rubelita

Claro dos Poções

Lagoa dos Patos

Salinas

Cônego Marinho

Lassance

Santa Cruz de Salinas

Coração de Jesus

Lontra

Santa Fé de Minas

Cristália

Luislândia

Santo Antônio do Retiro

Curral de Dentro

Mamonas

São Francisco

Engenheiro Navarro

Manga

São João da Lagoa

Espinosa

Matias Cardoso

São João da Ponte

Francisco Dumont

Mato Verde

São João das Missões

Francisco Sá

Mirabela

São João do Pacuí

Fruta de Leite

Miravânia

São João do Paraíso

Gameleiras

Montalvânia

São Romão

Glaucilândia

Monte Azul

Serranópolis de Minas

Grão Mogol

Montes Claros

Taiobeiras

Guaraciama

Montezuma

Ubaí

Ibiaí

Ninheira

Urucuia

Ibiracatu

Nova Porteirinha

Vargem Grande do Rio Pardo

Icaraí de Minas

Novorizonte

Várzea da Palma

Indaiabira

Olhos-D'água

Varzelândia

Itacambira

Padre Carvalho

Verdelândia

Itacarambi

Pai Pedro

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.