terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011 00:00h

Emater-MG e parceiros realizam dia de campo de pimenta em Piranga

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizará no próximo dia 11 de fevereiro um dia de campo com produtores de pimenta do município de Piranga, na Fazenda Taquaraçu (Miltinho). O evento, que contará com a participação de profissionais especialistas no assunto, terá como foco o controle alternativo de pragas dessa cultura. A iniciativa será realizada em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Prefeitura Municipal de Piranga.

De acordo os técnicos da empresa, o cultivo de pimenta está em franco crescimento no município, apesar de ser uma cultura relativamente nova na região. Os primeiros agricultores a investir na cultura surgiram há aproximadamente 15 anos. Sempre contando com a assistência técnica da empresa pública mineira. Para o evento da próxima sexta-feira, estão sendo esperados cerca de 30 agricultores familiares que já produzem pimenta.

Além de palestras sobre o controle alternativo de pragas e o impacto dos inimigos naturais na plantação de pimenta, a programação, que vai de 8h30 às 12h30, incluirá uma demonstração prática do preparo de calda sulfocálcica para o combate de ácaros.

Segundo Maísa Santos, extensionista agropecuária da Emater-MG local, muitos produtores se queixam das dificuldades de comercialização quando aumenta a oferta do produto. “Quando a produção torna-se mais elevada, fica mais difícil comercializar o produto. Porém para aqueles que estão há mais tempo no ramo esse problema é minimizado, pois existe um compromisso maior por parte dos compradores”, explica.

De acordo a extensionista, os produtores de pimenta de Piranga já têm um contrato firmado com uma empresa de alimentos para este ano. O acordo inclui a venda de 40 toneladas de pimenta malagueta. “Isso confere a devida importância econômica da cultura no município”, diz a técnica.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.