sexta-feira, 11 de Outubro de 2013 12:17h

Emater-MG é parceria da Embrapa na disponibilização e divulgação de minibibliotecas de acervo técnico para o homem do campo

Escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), de 17 municípios do Norte mineiro, estão sendo parceiros da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), em

Escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), de 17 municípios do Norte mineiro, estão sendo parceiros da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), em projeto que divulga e disponibiliza informações técnicas para agricultores, estudantes, crianças e outros públicos do meio rural, por meio de minibibliotecas. Segundo o coordenador do projeto na Embrapa Milho e Sorgo, Fredson Ferreira Chaves, foram distribuídos com a participação da Emater-MG, 43 kits de minibibliotecas, sendo 10 kits em 2012 e 33 este ano. Outros 11 kits foram distribuídos em parceria com o Centro de Agricultura Alternativa (CAA) e Unimontes, totalizando 54kits, conforme o coordenador.

Além dos escritórios da empresa pública de extensão, o acervo pode ser consultado em escolas, associações e sindicatos, entre outras entidades. A iniciativa faz parte das ações do projeto Rede de Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável do Território da Cidadania Serra Geral, no Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. O Território da Cidadania Serra Geral inclui municipios situados na região Norte e muitos deles na área de atuação da Regional Emater-MG de Janaúba. Cada minibiblioteca é composta por estante, livros, cartilhas, CDs e DVDs. De acordo informações da Embrapa, as publicações abordam tecnologias de fácil aplicação e de baixo custo que podem promover melhoria de práticas agrícolas e da qualidade de vida no campo.

Para a gerente da regional Emater-MG de Janaúba, Maria Aparecida Pereira, que participou em junho último de capacitação sobre o uso das minibibliotecas, a iniciativa merece aplausos. “Parabenizo a Embrapa por levar essa riqueza para o homem rural. A água está chegando, a energia também e agora o livro”, comemorou na ocasião. O coordenador regional de Janaúba Osmar Antunes explica que além de sediar o acervo pedagógico em seus escritórios e na unidade regional, a Emater-MG atua na mobilização do público do Brasil Sem Miséria. Na opinião de Antunes, “são livros técnicos muito bons, que incentivam o conhecimento e a leitura. Tratam de assuntos variados tais como: bovinocultura, cultura de manga e outros”, citou.

O coordenador do Rede de Parcerias, o engenheiro agrônomo Fredson Ferreira, também explicou a importância do uso desta ferramenta, desenvolvida pela Embrapa Informação Tecnológica, para comunidades agrícolas em situação de pobreza. “Colaborar com um projeto como esse, de cunho social, significa muito para a Embrapa, pois ajuda as comunidades agrícolas que ainda estão em situação de pobreza. Com mais informação e conhecimento será possível oferecer a muitos agricultores condições de inserção de seus produtos no mercado, gerando emprego e renda”, pontuou. Segundo Fredson, as parcerias têm aumentado a cada dia. “A rede se amplia com a participação de escolas, associações, prefeituras, conselhos de desenvolvimento rural sustentáve”, disse. De acordo com o coordenador, depois de duas capacitações para ensinar como usar os kits, o projeto entra agora na fase de monitoramento do uso deles. O trabalho será concluído com a realização de um evento para avaliar o resultado da utilização do material.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.