quarta-feira, 6 de Novembro de 2013 10:05h

Emater-MG entrega 370 mil quilos de sementes a 180 cidades do Norte de Minas

Iniciativa integra o programa Minas Sem Fome, que tem a intenção de promover a inclusão produtiva e a redução da pobreza na região

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) entregou 370 mil quilos de sementes no Norte de Minas. As sementes são destinadas a cerca de 180 municípios situados nas regiões de Almenara, Salinas, Janaúba, Brasília de Minas e Montes Claros, onde foram realizadas cerimônias de recebimento, com a participação do presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno.

A ação faz parte do Programa Minas Sem Fome, do Governo de Minas. De acordo com José Ricardo Roseno, o objetivo é mitigar os efeitos causados pela seca. “O Norte do Estado enfrenta a pior estiagem dos últimos 50 anos. A Emater-MG vem trabalhando para diminuir os impactos do problema e apoiando os agricultores na recuperação de lavouras e na geração de alimento e renda”, afirma.

Ainda segundo o presidente da Emater-MG, o Programa Minas sem Fome é muito importante para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Uma das ações do programa Minas sem Fome é o apoio à implantação de lavouras, disponibilizando sementes de qualidade para produção de alimentos básicos pelo agricultor familiar de regiões mais carentes. É uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento rural de Minas Gerais”, destaca.

Segundo o gerente do departamento Técnico da Emater-MG, Valmisoney Moreira Jardim, a empresa pública fez um esforço muito grande para que as sementes de sorgo, milho e feijão chegassem nas cidades do Norte de Minas antes das chuvas. “Em algumas regiões os insumos chegaram ao mesmo tempo que as chuvas, em tempo propício para semeá-los”, ressalta.

Programa Minas Sem Fome

O Minas Sem Fome tem o objetivo estratégico de buscar a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva, conforme expresso no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI 2007-2023.

O programa beneficia a população rural e urbana, em situação de vulnerabilidade social, organizada por meio de entidades comunitárias, sem fins lucrativos e legalmente constituídas, com projetos de interesse coletivo. Entre os projetos estão os produtivos, de fornecimento de insumos para lavouras de milho, feijão e sorgo, pomares, hortas e criação de pequenos animais (apicultura, avicultura e piscicultura).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.