segunda-feira, 9 de Maio de 2016 11:11h Emater-MG

Emater-MG participa da Semana de Integração Tecnológica

Empresa oferecerá cursos e participará de debates sobre agricultura urbana e pecuária leiteira

Entre os dias 16 e 20 de maio será realizada a 9ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), em Sete Lagoas, região Central de Minas. A Emater-MG participa oferecendo cursos e em debates sobre agricultura urbana e pecuária leiteira. O evento é organizado pela Embrapa Milho e Sorgo em parceria com a Emater-MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Universidade Federal de São João del-Rei.

A Emater-MG irá oferecer dois cursos durante o evento. O primeiro é sobre fruticultura. Serão abordados temas como potencialidades, desafios e estratégias para a fruticultura. A segunda capacitação é sobre o cultivo ecológico de hortaliças. O treinamento vai discutir a intoxicação de trabalhadores pelos agrotóxicos, contaminação do meio ambiente e técnicas de produção de alimentos ecológicos.

 

 



De acordo com o coordenador técnico regional da Emater-MG em Sete Lagoas, Fernando Cassimiro Tinoco França, o cultivo ecológico se refere à “produção de alimentos saudáveis sem o uso de agroquímicos (agrotóxicos e a grande maioria dos fertilizantes sintéticos), respeitando o meio ambiente”.

Segundo ele, esse sistema traz benefícios para produtores como a redução de despesas e menores riscos à saúde. Para os consumidores, o cultivo ecológico é sinônimo de alimentos mais saudáveis.

 

 



A Emater-MG participa ainda de uma oficina sobre agroecologia. Temas importantes como certificação de produtos orgânicos, compostagem, controle biológico e boas práticas agropecuárias serão abordados na 3º Oficina de Concentração: compartilhando saberes agroecológicos.

Outro evento com a participação da Emater-MG é o seminário “Inovações na Agricultura Urbana”. O encontro será um momento para discutir a importância e os desafios da agricultura urbana, que é desenvolvida com sucesso há mais de 30 anos em Sete Lagoas. No total, são sete hortas na cidade e 320 famílias de agricultores envolvidas na atividade.


A Emater-MG também marca presença no Encontro Regional de Pecuária de Leite. A programação do evento reúne palestras sobre melhoria genética do rebanho, qualidade do leite e gestão da pecuária leiteira. “Também será apresentado aos produtores e técnicos o programa estadual Minas Pecuária, que objetiva a melhoria da gestão das propriedades leiteiras, com ferramentas que possibilitem a melhor tomada de decisão pelos produtores e extensionistas”, diz o coordenador regional de Culturas da Emater-MG em Sete Lagoas, Walfrido Albernaz.

 

 



Semana de Integração Tecnológica

A Semana de Integração Tecnológica (SIT) é um evento voltado para a transferência de tecnologias, práticas e inovações agropecuárias. Os objetivos são valorizar e promover o diálogo e a troca de experiências entre os diferentes segmentos do setor agropecuário.

“A SIT tem sido o evento de maior abrangência na região em relação à disponibilização de pesquisas, difusão de tecnologias, capacitação de produtores e técnicos. Hoje, a atualização técnica é importantíssima para uma assistência técnica de qualidade. A SIT possibilita a reciclagem e troca de conhecimentos, com os diversos atores que compõe as diversas cadeias produtivas do agronegócio”, afirma a gerente regional da Emater-MG em Sete Lagoas, Érika Carvalho.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.