segunda-feira, 17 de Março de 2014 05:49h

Emater-MG participa na cidade de Araguari da Fenicafé 2014

A agenda da empresa prevê palestras técnicas, worshop, plantão técnico e cursos de pratos feitos à base de café

A agricultura familiar já tem garantido um papel de destaque na Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, a Fenicafé 2014, que acontece de 18 a 20 de março em Araguari, no Triângulo mineiro, no Pica-Pau Country Club da cidade. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que tem este segmento rural como principal público-alvo de suas atividades, está organizando uma extensa programação para participar do evento. A agenda da empresa prevê palestras técnicas, worshop, plantão técnico e cursos de pratos feitos à base de café, na chamada Jornada de Culinária, a ser promovida pelo escritório local da empresa.

“Estamos mobilizando agricultores familiares e técnicos da empresa, principalmente os que trabalham com o programa Certifica Minas Café”, conta o gerente regional de Uberlândia, Gilberto Carlos de Freitas. A regional, segundo Freitas, tem 40 propriedades certificadas pelo programa, em seis municípios situados em sua área de abrangência. O gerente informa também que, no estande da empresa, haverá uma equipe técnica de plantão à disposição dos visitantes, durante todos os dias do evento.

“Para esta edição da Fenicafé, a proposta de trabalho da Emater-MG de Araguari é transferir o escritório e assim atender aos produtores no local do evento. Queremos proporcionar a eles, oportunidade de conhecer novas tecnologias, participar das palestras, oficinas de pratos feitos com café, exposição de artesanato e artes produzidos com material reciclado (papel), entre outras atividades”, completa Regina Marins, extensionista de Bem-estar social da Emater-MG de Araguari.

De acordo com a técnica Marins, outra atividade prevista será a realização de um concurso de redação para alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental das escolas rurais. “A iniciativa é fruto de parceria da Emater-MG, Secretaria Municipal de Educação de Araguari e Associação de Cafeicultores de Araguari (ACA), que vai patrocinar a premiação das três melhores redações”, explica Regina.

A Fenicafé 2014 é uma realização da Associação de Cafeicultores de Araguari. O evento vai tratar de temas envolvendo os avanços e desafios da cafeicultura irrigada. Em sua 19ª edição, a feira vai abrigar o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. De acordo com os organizadores, é a oportunidade para cafeicultores e técnicos tomarem conhecimento dos resultados das pesquisas voltadas à irrigação da cafeicultura, com foco na sustentabilidade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.