segunda-feira, 30 de Março de 2015 10:42h

Emater-MG tem nova diretoria

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) tem nova diretoria nomeada pelo governador Fernando Pimentel

O presidente é Amarildo José Brumano Kalil, que ocupava desde 2006 a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), onde atuou ainda como coordenador do Projeto IrrigaMinas e na elaboração da metodologia de Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP). O novo presidente da Emater-MG também foi professor de Hidráulica Agrícola e Irrigação e Drenagem na Fundação Fead Minas, em Belo Horizonte.
Graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Amarildo Kalil tem 52 anos e é natural de São Miguel do Anta, na Zona da Mata. Iniciou sua carreira na Emater-MG como técnico do Escritório Local de Bom Jesus do Galho, no Leste de Minas. Em seguida, atuou como gerente de Unidade Básica da empresa em Mutum, e gerente regional em Ipatinga e Ponte Nova. Ainda na Emater-MG, assumiu o cargo de coordenador técnico estadual, tendo coordenado o Programa Estadual de Convivência com o Semiárido, além de participar da equipe do Escritório de Gerenciamento de Projetos da empresa.

O novo diretor técnico é João Silveira D´Angelis Filho, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em Gestão em Desenvolvimento Rural e Agricultura Sustentável pela Universidade Católica de Temuco, no Chile. Em 2014, ele foi assessor da Diretoria de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. Como representante da Conab, integrou a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica.

Anteriormente, João D´Angelis foi gerente de Agroextrativismo e diretor substituto de Extrativismo na Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente. De 2002 a 2011, atuou como coordenador técnico do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas. É representante da Articulação Mineira de Agroecologia na Articulação Nacional de Agroecologia, desde 2004. E, desde 2000, integra o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural de Minas Gerais.

Na Diretoria de Promoção e Articulação Institucional, assume Fabiano Magella Lucas de Carvalho. Advogado com especialização em Direito Público, foi vereador de São Gonçalo do Abaeté entre 2001 e 2004 e, por dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012), prefeito do município, no Noroeste de Minas. Fabiano Lucas presidiu o Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias (Comlago), nos anos de 2009 e 2010. Foi presidente também do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalpe), entre 2009 e 2011. Em 2012, presidiu ainda a Associação Microrregional dos Municípios do Alto Paranaíba (Amapar). Entre maio de 2013 e abril de 2014, Fabiano Lucas exerceu o cargo de assessor especial no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O novo responsável pela Diretoria Administrativa e Financeira da Emater-MG será anunciado em breve.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.