quarta-feira, 16 de Março de 2016 13:50h ALMG

Emissão do Sindpasse para idosos é suspensa

Documentos já deferidos deverão ser entregues até 31 de março, no Espaço Cidadania

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Sindpas) suspendeu por tempo indeterminado a emissão de novas carteiras para idosos acima de 65 anos. Chamadas de Sindpasse, essas carteiras garantem a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal, desde que o interessado possua renda individual inferior a dois salários mínimos. Para os idosos que já solicitaram a carteria e o pedido tenha sido deferido, ela deverá ser entregue no Espaço Cidadania até 31 de março deste ano.

De acordo com um comunicado publicado no site do Sindpas, a suspensão da emissão das carteiras para os idosos se deve aos altos custos operacionais e administrativos das empresas que operam legalmente. As carteiras para pessoas com deficiência continuarão a ser emitidas.

 

 

Criado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Espaço Cidadania está no edifício Carlos Drummond de Andrade, na Rua Martim de Carvalho, 94, Santo Agostinho, na Capital. O local reúne vários tipos de atendimento: além da unidade do Sindpas, Procon Assembleia, Delegacia de Polícia de Defesa do Consumidor (Decon) e Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Para obter o Sindpasse, o idoso deve comprovar renda individual de até dois salários mínimos. Para isso, deve apresentar um dos seguintes documentos atualizados (emitidos nos últimos três meses):

 

 

 

Carteira de Trabalho com anotações atualizadas;
Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador, carnê de contribuição para o INSS;
Contracheque de vencimentos ou benefícios pagos por órgãos e entidades públicas ou privadas (Beneficiários do INSS deverão apresentar o DBC - Demonstrativo de Crédito de Benefício);
Declaração escrita, assinada pelo declarante ou por pessoa que se responsabilize pela informação, de que tenha renda individual inferior a dois salários mínimos.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.