quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 13:22h

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater (MG) disponibiliza Série Tecnológica da Cafeicultura

A cafeicultura é considerada a principal atividade agrícola do Estado de Minas Gerais, o maior produtor de café do Brasil e responsável por mais de 50% da safra nacional de café. No segundo levantamento de safra deste ano da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab (Junho/2015), a produção de café de Minas Gerais está estimada em 23,64 milhões de sacas na safra 2015, com intervalo de produção entre 23,03 milhões e 24,26 milhões de sacas. A área em produção totaliza 975.265 hectares - 2% abaixo da safra passada - e a produtividade média do estado está estimada em 24,24 sacas por hectare, 6,5% acima da safra 2014. Em comparação com a safra 2014, o resultado do presente levantamento sinaliza uma tendência de ligeiro crescimento da produção cafeeira de Minas Gerais da ordem de 4,4%, pautada.

Boa parte desses resultados, além do empenho e dedicação dos produtores de café, pode ser atribuído ao esforço de instituições de pesquisa, ensino e extensão participantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Entre elas destaca-se, na extensão de Minas Gerais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG.

As ações da Emater-MG vão além da extensão rural tradicional e planejamento do setor agrícola e incluem ainda divulgação de publicações técnicas com informações e conhecimentos úteis ao produtor. Especificamente para o cultivo do café, a Emater-MG tem a Série Tecnológica Cafeicultura, composta por 14 publicações técnicas, todas elas disponíveis na Livraria Virtual da Emater-MG e no Observatório do Café, na página do Consórcio.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.