terça-feira, 28 de Outubro de 2014 12:09h

Empresas selecionadas pelo SISTEMA FAEMG começarão CAR nos Sindicatos Rurais

A partir da segunda quinzena de novembro, os Sindicatos de Produtores Rurais mineiros já deverão contar com os serviços de empresas selecionadas por edital pelo SISTEMA FAEMG para a realização do CAR (Cadastro Ambiental Rural)

Será concluída, nesta terça-feira (28/10), a capacitação da segunda e última turma composta por profissionais das empresas e seleção técnica para oferecer o serviço aos produtores, atuando dentro das sedes dos sindicatos. Além de orientações sobre as parcerias e responsabilidades, as 31 empresas finalistas estão recebendo instruções teóricas e treinamento prático para o cadastro, ministrados pela Superintendência do INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo/FAEMG),  com apoio das assessorias Jurídica e de Meio Ambiente da FAEMG.

Segundo a analista de projetos do INAES, Thyara Ribeiro, a contratação das empresas será opcional para os Sindicatos: “Conduzimos todo o processo de seleção e capacitação de equipes idôneas para que pudéssemos oferecer aos Sindicatos opção de serviço com qualidade comprovada e nivelamento de preço, estabelecidos abaixo dos que vinham sendo praticados. Funciona como uma indicação, mas a contratação é de livre escolha para cada um deles”. Segundo ela, 95 Sindicatos Rurais já aderiram ao termo de cooperação, o que comprova o interesse.

Apesar de a parceria centralizar o trabalho nos Sindicatos, as empresas também realizarão o cadastro para produtores não sindicalizados. “Nosso objetivo é possibilitar realização do cadastro de todos os produtores mineiros, com custo acessível e credibilidade nas informações. Além disso, acreditamos também que a oferta do serviço servirá para aproximar os produtores das representações regionais, conhecendo os benefícios do sistema sindical rural”.

As empresas capacitadas pelo programa permanecerão atuando junto aos Sindicatos até que todas as demandas pelo cadastro sejam atendidas no estado. O prazo para que todos os produtores rurais se cadastrem no CAR era de um ano a partir de sua instituição (em maio de 2014), podendo ser prorrogado por ainda mais um ano.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.