sexta-feira, 7 de Fevereiro de 2014 07:01h

Ensino médio é tema do Roda de Conversa deste sábado

Programa que discute os anos finais da educação básica vai ao ar na Rede Minas, a partir das 11h

O ‘Roda de Conversa’ deste sábado (08/02) traz três especialistas para debaterem o ensino médio. Os desafios dos três últimos anos da educação básica serão discutidos na Rede Minas, a partir das 11h. “Se num certo sentido no ensino fundamental conseguimos avançar um pouco, no ensino médio esse é o tempo dos desafios. O que um estudante que tem 18 anos precisa saber em História, em Biologia, em Matemática e o que ele não precisa saber e nós ainda continuamos ensinando?”. Avalia o professor Ricardo Fenati, um dos responsáveis pela elaboração do Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação e um dos convidados do programa.

Também participam do programa que terá como tema o “ensino médio e juventude: os desafios das novas propostas” Antonio Ibañez Ruiz, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e membro da Assessoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia e Carlos Roberto Jamil Cury, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ).

O ensino médio está no centro das preocupações de pesquisadores, analistas, professores, alunos pais e dos responsáveis pela implementação de políticas públicas. Na opinião de Antonio Ibañez Ruiz, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é clara quando diz que essa é a etapa final da educação básica e deve preparar para o mercado de trabalho, para a continuação dos estudos e permitir uma formação cidadã.  “Isso é o mais relevante, preparar todos os estudantes focando nessas três dimensões”, afirma.

O ‘Roda de Conversa’ deste sábado (08/02) traz três especialistas para debaterem o ensino médio.
O ‘Roda de Conversa’ deste sábado (08/02) traz três especialistas para debaterem o ensino médio.

Para o professor Carlos Roberto Jamil Cury, essa etapa de ensino se reconfirgurou. “O ensino médio que até o final dos anos 80 sempre foi um lugar das elites, muito recentemente se tornou caminho para as classes populares e vem sendo incorporado por grupos urbanos das periferias, mais a grande pergunta é: como traduzir essas três dimensões do trabalho, da cidadania e eventualmente da continuidade de estudos para esse novo perfil de alunos?”, provoca o professor.

O próprio Cury indica um caminho. “Temos que pensar a articulação do ensino médio com a educação profissional, todos estamos desafiados: as instituições que formam, as secretarias estaduais que têm responsabilidade sobre o ensino médio e, além disso, também há responsabilidade da União”, salienta.

O programa traz ainda informações sobre a Educação de Jovens e Adultos e a opinião dos alunos da rede estadual e o que eles esperam desta etapa final do período escolar.

A mesma edição do Roda de Conversa vai ao ar na próxima semana, no Canal Minas Saúde. No canal, que está reprisando os programas que foram mais assistidos no Youtube até hoje, o programa vai ao ar na segunda-feira, em dois horários, às 11h30 e 17h30 com reprises às quartas, em dois horários, às 11h30 e às 18h.

Educação na TV

Idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, o programa é uma parceria com a Rede Minas de Televisão que busca o debate sobre temas que permeiam o dia a dia da educação. As edições são divididas em três blocos e contam com a exibição de matérias jornalísticas gravadas em escolas estaduais.

Desde que estreou no Canal Minas Saúde, em 2012, foram ao ar 18 programas estruturados a partir de um mediador e especialistas. O ensino médio, avaliações externas e o direito à educação na diversidade estão entre os temas abordados até agora.

Todos os programas já exibidos pelo Canal Minas Saúde estão disponíveis no canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação ou no canal da Magistra. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

Interessados em participar do ‘Roda de Conversa’ podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.