quinta-feira, 24 de Outubro de 2013 10:18h

Epamig lança livro sobre qualidade e segurança na produção de leite

Publicação reúne artigos de autores de instituições de pesquisa e universidades do país, oferecendo importante conteúdo sobre diversos aspectos do produto

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de leite, com cerca de 31 bilhões de litros por ano, o que confere grande relevância econômica à atividade, bem como social, ao empregar milhares de pessoas em toda cadeia produtiva. Por ser um produto rico em nutrientes e sujeito a contaminações de diversas naturezas, cuidados higiênicos e de manejo são essenciais para garantir sua qualidade e segurança e as de seus derivados.

Com o objetivo de orientar todos os envolvidos nesta atividade, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) lança o livro “Qualidade microbiológica do leite cru”, que traz informações sobre composição do leite, bactérias e sua importância, higienização na cadeia produtiva e práticas agropecuárias para produção de leite. A publicação reúne artigos de autores de instituições de pesquisa e universidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraíba, oferecendo importante conteúdo interinstitucional sobre qualidade e segurança do leite.

A prevenção de contaminações deve ser responsabilidade de todos os profissionais envolvidos nessa atividade, incluindo a fonte de produção, o transporte, a indústria, a comercialização e o consumidor. Assim, torna-se fundamental o conhecimento sobre a microbiologia do leite, as fontes de contaminação, os principais microrganismos contaminantes e os problemas decorrentes.

O livro “Qualidade microbiológica do leite cru” teve a coordenação técnica dos pesquisadores e professores Cláudia Lúcia de Oliveira Pinto, Maria da Penha Piccolo, Maria Aparecida V. Paiva e Brito, Maurílio Lopes Martins, Cláudia Souza Macêdo, Luciana Oliveira de Fariña.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.