segunda-feira, 20 de Junho de 2016 14:51h Agência Minas

Epamig leva miniusina de leite para a Megaleite, no Parque da Gameleira

Cerca de 3 mil estudantes poderão ver de perto o funcionamento de uma indústria de lácteos e participar de palestras sobre a importância do leite para a nutrição

A miniusina Via Láctea, coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vai participar pela primeira vez da Megaleite 2016, que acontece nesta semana, de 21 a 26 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.

Além do público interessado na pecuária leiteira, está programada a visita de cerca de 3 mil crianças de escolas municipais ao estande, que poderão ver de perto o funcionamento de uma indústria de lácteos e participar de palestras sobre a importância do leite para a nutrição.

 

 

Para demonstrar como é o processo de beneficiamento do leite, os equipamentos da miniusina Via Láctea são instalados em um estande de vidro. “Os visitantes podem acompanhar o passo a passo de todo o processo de produção de laticínios, em pequena escala, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto”, explica a coordenadora do projeto, Luiza Albuquerque. 

Na Megaleite, a miniusina ficará ao lado da minifazenda e vai funcionar de 8h às 17h.

Durante o evento a previsão é processar, diariamente, cerca de 500 litros de leite por dia para a fabricação de iogurte e bebidas lácteas de pêssego e de ameixa, além de queijo Minas frescal tradicional e condimentado com ervas, com milho e salaminho. Todos os produtos poderão ser degustados pelos visitantes.

 

 

 

Estreia em BH

Considerada a maior feira da pecuária leiteira do Brasil, a Megaleite é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e vai reunir as principais raças leiteiras do país e toda a cadeia produtiva do leite, demonstrando a potencialidade do setor.

A feira será sediada por Belo Horizonte pela primeira vez. Cerca de 1.600 animais serão expostos. A programação contará com julgamentos, torneios leiteiros, leilões, feira de negócios, debates e palestras.

O evento conta com apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.