quarta-feira, 15 de Janeiro de 2014 11:49h

Equipamentos doados pela Codevasf beneficiam famílias no norte de Minas

Uma série de equipamentos entregue pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em dezembro de 2013, vai incrementar a produção no norte de Minas Gerais. Os kits de apicultura, irrigação e piscicultura vão beneficiar famílias em comunidades rurais nos municípios de Januária, Mirabela, Montes Claros, Morada Nova de Minas, Nova Porteirinha, Pedras de Maria da Cruz, Porteirinha e Serranópolis de Minas.
O investimento nessas doações é de aproximadamente R$ 515 mil, com recursos dos programas Água para Todos (Segunda Água) e Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária, no eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria – oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).
Na área de apicultura, foram doados cerca de 230 kits familiares de produção de mel – compostos por 20 colmeias, 20 suportes, 10 quilos de cera alveolada, 2 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), 1 fumigador, 1 formão de apicultor e 1 carretilha – e 30 kits de produção de pólen – compostos por 20 colmeias com coletor de pólen, 20 suportes e 20 alimentadores artificiais.
“Esses kits vão ajudar muito porque a maioria das famílias é iniciante e tem vontade de investir, mas não tem condições. Vai ser um passo muito grande para essas famílias e para a região”, comemora um dos membros da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Barra do Buriti, Rui Gonçalves Pereira. Os kits doados para a associação vão beneficiar os produtores de comunidades rurais do município Pedras de Maria da Cruz.
O presidente da Associação dos Apicultores de Mirabela Minas Gerais (APIMG) – outra entidade beneficiada –, Cléber Mendes Veloso, afirma que a doação vai trazer uma melhoria de vida para as famílias. “É importante demais. Um benefício para a família. Esses kits vão ajudar esses apicultores para poder trabalhar e desenvolver a vida na zona rural”, diz.
Além de comunidades rurais dos municípios de Pedras de Maria da Cruz e Mirabela, os kits de apicultura doados pela Companhia, vão beneficiar famílias de Nova Porteirinha e Serranópolis de Minas e incrementar a produção de mel na região. “Por meio de associações e municípios, as doações realizadas pela Codevasf fomentam à produção e beneficiam famílias que vivem no semiárido”, destaca o chefe Unidade de Desenvolvimento Territorial da 1ª Superintendência Regional da Codevasf em Montes Claros (MG), Alex Demier.
Irrigação e piscicultura
A Codevasf também entregou 66 kits de irrigação, que vão beneficiar famílias nos municípios de Januária, Mirabela, Montes Claros e Porteirinha. Os kits são sistemas simplificados de irrigação localizada e atuam como um reforço para famílias residentes em comunidades rurais. Cada kit é dimensionado para irrigar uma área de até 500 metros quadrados, propiciando a produção de alimentos para subsistência e a comercialização do excedente. Já os piscicultores das comunidades rurais localizadas no município de Morada Nova de Minas foram beneficiados com a entrega de 50 tanques-rede.
“Essas são ações importantes da Codevasf no desenvolvimento sustentável do vale em Minas Gerais, com o apoio aos Arranjos Produtivos Locais. Os resultados apresentados são altamente satisfatórios na geração de renda e ocupação junto aos agricultores familiares, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dessas populações. A 1ª Superintendência Regional tem envidado todos os esforços no sentido de ampliar essas ações”, afirma o superintende regional da Codevasf em Montes Claros, Aldimar Dimas Rodrigues.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.