quinta-feira, 18 de Junho de 2015 14:01h

Escolas de Mateus Leme promovem circuito cultural com festas típicas em junho e julho

Atividades têm início neste sábado, dia 20

Os meses de junho e julho serão celebrados com uma verdadeira maratona de festas juninas nas Escolas Municipais de Mateus Leme. A partir deste final de semana os dois meses serão dedicados a mais tradicional festa típica brasileira, com direito a quadrilha e atividades variadas, cumprindo o objetivo de incentivar a socialização entre os estudantes e a comunidade escolar, além de promover a cultura regional.

O calendário de “Arraiás” começa neste sábado, dia 20, com as comemorações juninas no bairro Nossa Senhora do Rosário e no distrito de Serra Azul. A Escola Municipal Judith Abreu de Oliveira recebe seus alunos e convidados a partir das 15 horas. Em Serra Azul, na Escola Ailza Maria de Jesus, as comemorações juninas serão às 16 horas. Ambas as festas serão abertas à participação da sociedade e terão atrações como danças, brincadeiras e comidas típicas.

Em julho, as comemorações serão realizadas em três finais de semana. No dia 04, sábado, abrindo a temporada das festas “julinas” a Escola Municipal Hélen Jaqueline de Souza, em Azurita, recebe toda a comunidade escolar com uma quadrilha especialmente ensaiada para a ocasião. Os organizadores da festa também preparam brincadeiras e comidas típicas. No mesmo dia a Escola Municipal Professora Bertina Ferreira, em Varginha, abre as portas para comemorar junto com a população, às 13 horas.

O dia 04 de julho também foi escolhido como data para a festa típica na APAE de Mateus Leme. Para comemorar em grande estilo, a Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais preparou além de barraquinhas uma apresentação do grupo de dança que conquistou o título regional do X Festival Nossa Arte das APAES, disputado em março, com projetos de outras 14 cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais.

Liderado por oito jovens talentos, Raicon, Matheus, Cleuciene, Alisson, Ernani, Bruna, Marcelo e Bruno, o grupo está mostrando para centenas de pessoas que ser especial é estar ciente de suas responsabilidades sociais, ter consciência com a preservação do meio ambiente e compromisso com o futuro do planeta. Por isso, pela importância do tema, eles vão fazer da festa julina deste ano um momento de reflexão sobre a nossa relação com a natureza e os atuais hábitos de consumo. “Será uma grande oportunidade para eles mostrarem o talento e terem, em contrapartida, o reconhecimento da sociedade de Mateus Leme”, defendeu a diretora da instituição, Maria de Lourdes Silva Castro.

A festa da APAE será no Poliesportivo da Ospasa, a partir das 16h30.

No dia 11 de julho, também num sábado, é a vez dos estudantes da Reta mostrarem o que estão ensaiando há semanas. A Escola Municipal Geny Guimarães de Oliveira terá uma quadrilha como principal atrativo da festa que contará com muita animação e comidas típicas. A dança está marcada para começar a partir das 13 horas.

No distrito de Sítio Novo e na comunidade rural de Alto da Boa Vista as comemorações serão no dia 18 de julho. A Escola Municipal Hipólito José de Faria fará a festa na praça central do vilarejo. A Escola Municipal de Bela Vista, recebe a sociedade e os convidados na quadra da escola, a partir das 13 horas.

A Escola Municipal Manoel Bráz, no bairro Nossa Senhora de Fátima; Dona Lúcia Dias, no bairro Araçás e o núcleo do EJA (Educação de Jovens e Adultos) não realizarão festa junina, em compensação elas preveem para os próximos meses atividades de interação com a sociedade. A Escola Municipal Maria Guaraciaba Passos, no bairro Imperatriz informou que ainda não definiu data para a realização do evento.

Confira a programação

20 de junho
·         15 horas: Escola Municipal Judith Abreu de Oliveira (Nossa Senhora do Rosário)

·         16 horas: Escola Municipal Ailza Maria de Jesus (Serra Azul)


04 de julho
·         13 horas: Escola Municipal Hélen Jaqueline de Souza (Azurita)

·         13 horas: Escola Municipal Professora Bertina Ferreira (Varginha)

·         16h30min: APAE


11 de julho
·         13 horas: Escola Municipal Geny Guimarães de Oliveira (Vila Suzana)


18 de julho
·         13 horas: Escola Municipal Hipólito José de Faria (Sítio Novo)

·         13 horas: Escola Municipal de Bela Vista (Alto da Boa Vista)

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.