segunda-feira, 2 de Julho de 2012 13:59h Gazeta do Oeste

Escolas estaduais não terão aulas dia 04

O início do segundo semestre de 2012 marca um momento de análise e replanejamento das atividades na rede estadual. No próximo 04 de julho — chamado “Dia D” — todos os professores e diretores das 3.762 mil escolas estaduais vão tirar o dia para planejar metas de melhoria na aprendizagem, tomando como base os resultados das avaliações aplicadas em Minas Gerais. Para a análise dos boletins, as aulas serão suspensas.

 

Nessa data, professores e diretores reunidos têm acesso aos resultados detalhados das duas principais avaliações aplicadas anualmente pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). De posse do desempenho dos estudantes nas avaliações do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), eles traçarão metas de ensino e planejaram intervenções para melhorias da aprendizagem. A primeira edição do “Dia D” aconteceu em 2007.

 

O “Dia D” mobilizará os educadores durante os três turnos e, para a análise dos boletins, as aulas serão suspensas. Tabelas e gráficos traduzirão para os professores e diretores os resultados das avaliações e os educadores poderão comparar o desempenho individual dos seus alunos com o resultado médio das demais escolas e de toda a rede pública do estado.

 

Participação dos pais

 

No sábado (07), será a vez de os pais dos estudantes irem à escola para conhecer de perto os boletins de avaliação e dar sugestões para o plano pedagógico das unidades.  Com base no que for apresentado pelos professores e equipe pedagógica, pais e estudantes podem sugerir mudanças no projeto.

 

Proalfa e Proeb

 

Minas foi o primeiro Estado do Brasil a avaliar censitariamente os estudantes da rede estadual de ensino. O Proeb testa o conhecimento dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e é voltado para alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do nível médio. Já o Proalfa mede a capacidade de leitura, escrita e interpretação dos estudantes matriculados no 3º ano do ensino fundamental nas escolas.

 

Serviço:

 

Dia 04/07

 

Dia D da Escola - Toda escola deve fazer a diferença

 

Envolve diretores, professores, inspetores, especialistas e toda a equipe das escolas estaduais.

 

Dia 07/07

 

Dia D da Comunidade Escolar - Toda comunidade participando

 

Envolve pais e alunos, que podem fazer sugestões no plano pedagógico da escola. Este sábado é considerado dia letivo.

 

 

 

 

AGÊNCIA MINAS

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.