terça-feira, 7 de Agosto de 2012 14:11h Mariana Gonçalves

Escolas Estaduais se preparam para provas do PAAE

Pela primeira vez os alunos do ensino fundamental farão as provas do Programa de Avaliação da Aprendizagem, PAAE.  Este mês as provas serão direcionadas aos alunos do 6° ao 9° ano, que estão matriculados  nas escolas Estaduais de Minas Gerais.  Atualmente, 24.474  estudantes cursam os anos finais do ensino fundamental na rede estadual. Cada Município tem a autonomia para escolher dentro do período de 20 a  24 deste mês, o melhor dia para a aplicação dessa prova. Em Divinópolis serão 8.88 mil alunos fazendo as provas do PAAE, em 34 escolas Estaduais do Município. 

 


É um método que  auxilia os educadores e as escolas a verificarem as habilidades e competências adquiridas, gera um diagnóstico inicial de como o aluno entrou  e final de como ele estará saindo do período  letivo. Esse mesmo exame será aplicado no ensino médio, em novembro deste ano.

 


A analista Educacional Ana Paula Correia explica que “ O PIP,  Programa de Intervenção Pedagógica, do qual nos fazemos parte, tem como foco do 6° ao 9°, então a Secretaria de Estado da Educação nos colocou para dar o apoio pedagógico as escolas. E fazer esse diagnóstico, ( que serão as provas do PAAE)  para que este trabalho seja melhor direcionado”, afirma.
O Programa de Avaliação da Aprendizagem vem também para ser um auxiliar neste outro programa da Secretaria que é o Programa de Intervenção Pedagógica, PIP.

 


Para este ano de 2012, as competências exigidas serão somente a língua portuguesa e matemática, para o ano de 2013 a meta é incluir todas as disciplinas na avaliação, sendo aplicadas pelo menos 2  ao ano.  É importante ressaltar que somente os diretores das escolas podem gerar a impressão da prova. No conteúdo desses testes serão utilizados as ferramentas do banco de itens, formado por questões objetivas, diferenciadas em três níveis de dificuldade e vinculadas as habilidades que devem ser ensinados pelas escolas e aprendidos pelos alunos.

 


“O PAAE compreende três avaliações com objetivos distintos, cujos resultados são apresentados em relatórios estatísticos, gerados automaticamente visando fazer o diagnóstico da aprendizagem destes alunos, e depois fazer as devidas intervenções nas dificuldades de aprendizagem que eles possam ter, então o objetivo da avaliação é isso” finaliza Ana Paula Correia.

 


Esse programa será por enquanto, apenas para as escolas Estaduais de Minas Gerais, devido ter sido uma criação especifica para as escolas da rede Estadual, lembrando que o PAAE é um programa que já existe no país. As provas se diferenciam das normais, por usar um sistema online, que possibilita agilidade na aplicação e rapidez na obtenção de dados diagnósticos, para uma intervenção pedagógica, mais rápida.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.