terça-feira, 26 de Junho de 2012 08:54h Gazeta do Oeste

Escolas têm até 1º de julho para escolher livros didáticos

As escolas da rede estadual de ensino têm até o dia 1º de julho para escolher os livros didáticos que serão utilizados pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em 2013.

As escolas da rede estadual de ensino têm até o dia 1º de julho para escolher os livros didáticos que serão utilizados pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) em 2013. A distribuição dos livros didáticos é feita por meio do Programa Nacional do Livro Didático do governo federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é responsável por comprar e distribuir obras didáticas aos alunos do ensino fundamental e médio.

 

 

Para orientar as escolas, o FNDE disponibiliza para as instituições o “Guia de Livros Didáticos”. A publicação é composta por resenhas das coleções disponíveis. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto pedagógico.

 

 

“Para que a escolha seja feita da melhor maneira possível, a secretaria aconselha as escolas a reunir os professores e discutir qual livro atende melhor as necessidades da escola. Depois de escolher o livro, o diretor da escola, que recebe uma senha para acessar o portal do FNDE, lança no sistema os livros escolhidos. Para cada disciplina, a escola deve colocar duas opções de livros, caso o FNDE não possa atender a primeira opção”, ressalta a diretora de Ensino Fundamental, Maria Helena Brasileiro.

 

 

Os educadores irão escolher livros para cinco disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. O número de livros enviados para as escolas leva em consideração o Censo Escolar. Geralmente os livros são enviados às escolas no mês de outubro. O primeiro passo para que as escolas recebam os livros didáticos é a adesão ao Programa. Em Minas Gerais, a adesão das escolas da rede estadual de ensino é feita pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

 

 

Capacitação dos professores

 

 

Para auxiliar as escolas da rede estadual de ensino na escolha dos livros didáticos, as superintendências Regionais de Ensino (SREs) realizaram capacitações com os representantes das escolas. Na SRE de Patos de Minas, a capacitação envolveu cerca de 120 professores e especialistas educacionais das escolas estaduais e envolveu representes das redes municipais.

 

 

No encontro, a analista educacional e coordenadora da capacitação, Maria Florinda Carvalho, deu dicas para a escolha do livro didático. “Durante a capacitação, ressaltamos que o melhor livro é aquele que atende a matriz curricular da Secretaria e que atende às necessidades dos alunos. A capacitação contou com oficinas e análise dos livros. Ao voltar para as escolas, os cursistas devem discutir com os demais professores o que foi repassado no encontro”, disse.

 

 

 

 

AGÊNCIA MINAS

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.