terça-feira, 8 de Setembro de 2015 12:12h

Especialistas vão discutir investimentos em energias renováveis no Norte de Minas

O workshop que será realizado no dia 11, em Montes Claros, é fruto de uma parceria entre a Sedinor, a Adenor e a ACI

O potencial do Norte de Minas para investimentos em energia fotovoltaica será tema de um Workshop que vai reunir vários especialistas em Montes Claros, no próximo dia 11. O evento, que integra a programação da 20ª Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços (Fenics), é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais – Adenor e a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI.

O workshop “Energia Fotovoltaica no Norte de Minas” será realizado durante todo o dia, em dois locais. Pela manhã, no auditório da OAB, e à tarde, no Hotel Intercity. O evento tem como público-alvo indústrias, empreendedores, investidores, empresas de engenharia de projetos e construções, fornecedores de equipamentos, governos e responsáveis pela infraestrutura energética da região.

O diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Idene, Davidson Barbosa Dantas, abrirá os trabalhos do workshop com a apresentação do Planejamento Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais - PESI. O documento, produzido pelo Sistema Sedinor/Idene em parceria com a Sudene, apresenta demandas identificadas especialmente nas áreas social, econômica, ambiental e de infraestrutura, além de apontar condições e pontos favoráveis que precisam ser potencializados para garantir o desenvolvimento regional.

O secretário da Sedinor, Paulo Guedes, fará a entrega oficial do documento. “O PESI é um diagnóstico completo da nossa região em todas as áreas. A partir desse trabalho foi montado um plano de ação efetiva que possa trazer resultados de desenvolvimento capaz de reduzir as desigualdades sociais e econômicas nos nossos municípios”, ressalta o secretário.
Paulo Guedes ressalta que projeto energia fotovoltaica já é um produto do PESI, que foi classificado como uma das grandes potencialidades do Norte de Minas, região com grande incidência de raios solares durante todo o ano.

No workshop, o presidente da Adenor, Pávilo Miranda, vai falar sobre “Energia Fotovoltaica e o Desenvolvimento Regional”. Segundo ele, também serão disponibilizadas para empresários e investidores informações e serviços sobre os projetos de implantação de Centrais Geradoras de Energia Fotovoltaica.

O consultor Uilton Rocha apresentará o potencial para empreendimentos fotovoltaicos no Norte de Minas. “Vamos discutir os gargalos e as oportunidades da região, que possui condições favoráveis para implantação e desenvolvimento da energia fotovoltaica, como sol em abundância, terras disponíveis e proprietários interessados em implantar os sistemas”, pontua.

"Certamente, o workshop e a presença dessas empresas na FENICS incrementará o desenvolvimento dos negócios e permitirá a elas conhecerem com mais detalhes as oportunidades de investimentos que estarão disponíveis a partir de 2016, além de divulgar seus produtos e serviços", destaca Edilson Torquato, presidente da ACI.

O evento também será uma oportunidade para os participantes conhecerem as linhas de crédito e incentivos que estão disponíveis no Estado e na região para os projetos de geração de energia e ampliação da indústria local.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.