quarta-feira, 29 de Outubro de 2014 10:41h

Espetáculo de rua leva magia do teatro para a Praça da Matriz, em Mateus Leme

Montagem “Quem bom que você veio” é opção gratuita de lazer nesta quinta-feira, dia 30

O ser humano, suas virtudes e pecados, é o tema central do espetáculo “Que bom que você veio”, uma montagem que já percorreu o país colocando no centro das discussões as críticas sociais vistas sob o olhar de um palhaço, um personagem que tem como grande arma a confiança depositada no público para debater as potencialidades e fragilidades enrustidas dentro de cada um. “Ao palhaço é permitido desconstruir todas as lógicas, os discursos oficiais, as regras. É permitida a total liberdade, pois ele é o personagem que sofre, ama, brinca com a morte e com a vida, que diz verdades ocultas diante das gargalhadas do povo”, explica a atriz e pesquisadora Rose Battistella, que dá vida ao personagem palhaço.

“O palhaço crê no homem, na sua bondade e amor. E mesmo quando tem atitudes antissociais realizadas em tom trágico, são realizadas com extrema ingenuidade e o público identifica-se com essa figura tão popular”, completa a atriz. Segundo Rose, o espetáculo que será apresentado em Mateus Leme é fruto de um estudo que deu vida ao projeto, que propõe o rompimento de alguns limites cênicos. “Na arte do palhaço essa premissa é importante para manter-se vivo e não estagnado dentro do comodismo de um tipo de interpretação”, ponderou. Além do mais, no trabalho de Rose, o espetáculo é o resultado consolidado de uma experimentação que deu certo nos espaços convencionais do teatro e, por isso, ganhou as ruas.

“Eu acredito no potencial criativo da linguagem cômica e de rua e na empatia que é possível conquistar junto ao público. Acredito também que o artista deva ir onde o povo está”, completou.

A montagem, realizada também a partir de improvisações, foi criada em parceria com o diretor espanhol Hernán Gené, em Madri. Em Mateus Leme, o espetáculo gratuito será realizado na praça Benedito Valadares, no centro, na próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 19 horas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.