quinta-feira, 30 de Julho de 2015 13:24h

Estado abre licitação para reforma e restauração da capela do Senhor dos Passos

Intervenções são necessárias para preservação do bem cultural que se encontra em processo de deterioração. Proposta deve ser entregue no dia 17 de agosto

O Instituto Estadual do Patrimônio Artístico de Minas Gerais (Iepha) abre licitação para a reforma e restauração da capela do Senhor dos Passos, no distrito de Brumal, na cidade de Santa Bárbara. As intervenções são necessárias para preservação do bem cultural que se encontra em processo de deterioração e que compõe a paisagem urbana do centro histórico do distrito.

As obras preveem a restauração da imagem do Senhor dos Passos e de esquadrias, a recuperação da fachada e de revestimentos, a execução de alvenaria, a recomposição de reboco, a consolidação de trincas, entre outras intervenções.

O envelope com a proposta deve ser entregue no dia 17 de agosto deste ano, até as 9h50, na sede do Iepha, em Belo Horizonte. As habilitações e as propostas serão julgadas pela Comissão Permanente de Licitação designada pelo instituto. O valor máximo aceito pelo Iepha para a execução dos serviços é de R$ 659.036,95, com prazo de 330 dias para concluir as obras.

Poderão participar da licitação pessoas jurídicas legalmente autorizadas a atuarem no ramo, com comprovada experiência em serviços na área de restauração arquitetônica e de bens móveis e integrados. A empresa deverá comprovar a existência, em seu quadro permanente, de um arquiteto e urbanista restaurador de bens móveis e integrados e de dois conservadores restauradores.

“Os serviços de conservação e manutenção da Capela do Nosso Senhor dos Passos terão como premissa básica o respeito e a consideração aos valores estéticos e históricos dos bens integrados, assegurando adequação e compatibilidade em relação aos seus elementos construtivos originais, de acordo com os critérios de intervenção em bens culturais internacionalmente aceitos. As intervenções necessárias deverão integrar-se harmoniosamente, do ponto de vista estético, formal e construtivo ao existente”, esclarece trecho do edital.

Não poderão participar da licitação empresas que encontram-se em situação de falência, concordata, recuperação judicial ou extrajudicial, concurso de credores, dissolução e liquidação, bem como instituições estrangeiras que não funcionem no país, entre outros critérios estabelecidos.

Capela do Senhor dos Passos

Situado ao pé da Serra do Caraça, o distrito de Brumal se origina dos primeiros anos do século XVIII, aproximadamente em 1704, quando a bandeira de Antônio Bueno descobriu as minas situadas no local.

A beleza e o valor do conjunto arquitetônico de Brumal encontram-se na singeleza e espontaneidade de suas edificações de pequeno porte, tendo como ponto central o largo da praça do chafariz.

Construída por volta de 1865, a Capela de Nosso Senhor dos Passos possui destaque dentro do complexo arquitetônico. A capela possui pouca ornamentação externa, valorizando, assim, uma linguagem simétrica e sóbria.

Sua planta é muito simples, composta de uma nave e um coro, localizado sobre a porta principal. De partido arquitetônico retangular, ela se estrutura em madeira autoportante de adobe e tijolos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.